Show de aeromodelismo encanta Tijucas

31/05/2010

O céu de Tijucas ficou mais bonito na manhã deste domingo durante o Show de Aeromodelismo, realizado no bairro XV de Novembro.

Em comemoração aos 150 anos de emancipação de Tijucas, o evento contou com a reapresentação de uma réplica do Avião de Locatelli (aquele que fez história ao cair em nosso município no ano de 1919).

O aeromodelo foi trazido ao nosso município pelo engenheiro Carlos Porto, de Florianópolis, que é envolvido com o esporte desde os oito anos de idade. Segundo o engenheiro, que fabrica seus próprios aeromodelos, ao saber da queda do avião de Locatelli em Tijucas, ele fez questão de reproduzir uma réplica do aeroplano, modelo ANSALDO SVA-5.

Carlos Porto já esteve em Tijucas em outra oportunidade e neste domingo voltou para uma reapresentação do aeromodelo.
Junto a outros adeptos de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Itapema e também de Tijucas, o "Locatelli" impressionou pelo porte, potência e capacidade de vôo.

Enquanto isso, o público, que se estendeu ao longo de toda a Rua João Espírito Santo Leal, nas proximidades do Estádio XV de Novembro, vibrava com as manobras e aplaudia as decolagens e aterrissagens.

"Estou emocionado... é sempre muito bom estar em Tijucas e resgatar este importante momento de sua história... parece até que é a primeira vez que estou pilotando um aeromodelo" - disse o aeromodelista Carlos Porto, com mais de 65 anos de experiência no esporte.

O evento foi tão bem recebido pela comunidade que já se cogita a possibilidade de uma nova apresentação em Tijucas, talvez ainda neste ano. O interesse em promover novo show aéreo é da Administração Municipal de Tijucas e também dos adeptos ao esporte de Tijucas e das outras regiões, que prestigiaram a iniciativa deste domingo (30).

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva).