Sine de Tijucas avalia resultados de 2010

25/01/2011

O ano de 2010 terminou com resultados positivos para o Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Tijucas.

Somente no ano que passou foram mais de 9,4 mil atendimentos, sendo a maioria deles, em torno de 2,8 atendimentos, voltados para solicitações e encaminhamento do seguro desemprego.

Também durante o período que se encerrou, o Sine registrou a marca total de 936 vagas oferecidas, das quais 285 foram ocupadas.

De acordo com Iane Faial Serpa, responsável pelo Sine em Tijucas, "o que muitas vezes inviabiliza a contratação de trabalhadores cadastrados no Sine é a falta de qualificação específica para determinados cargos" - diz ela ao afirmar que das vagas oferecidas em 2010 algumas foram canceladas pelo próprio empregador ou são preenchidas por funcionários que já fazem parte do quadro da empresa, através de um remanejamento de funções.

O serviço é oferecido tanto para quem busca trabalho como para quem está oferecendo oportunidades de emprego. Para isso, é formado um banco de dados com informações sobre os cidadãos aptos a trabalhar e outro, interligado, com dados sobre s vagas em aberto no mercado de trabalho. Nos casos em que o perfil dos candidatos coincide com as exigências do trabalhador o cidadão é informado e encaminhado para entrevista de emprego.

Iane Faial explica que qualquer pessoa pode ser incluída no banco de dados do Sine, bem como toda empresa pode se cadastrar para oferecer vagas e buscar trabalhadores no perfil desejado. Para isso, é necessário procurar o Sine, pessoalmente, ou ainda, manter contato por email ([email protected]) ou pelo telefone (48) 3263-0937.

Iane ainda destaca que além do auxílio ao empregado e ao empregador na busca por uma oportunidade de trabalho e do encaminhamento do seguro desemprego, outros serviços também fazem parte da rotina do Sine. Atendendo os municípios de Tijucas, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Angelina, Porto Belo, Bombinhas e Governador Celso Ramos, o Sine de Tijucas serve de ponte de ligação entre a região e o Ministério do Trabalho no que diz respeito à solicitação da Carteira Profissional de Trabalho.

Segundo dados do Sine de Tijucas, em 2010 foram confeccionadas 899 carteiras de trabalho. Isso por conta de um convênio estabelecido entre a Administração Municipal de Tijucas e a Delegacia Regional de Trabalho, onde é feito o documento.

A responsável pelo Sine ainda alerta que a carteira profissional pode ser feita em qualquer época por toda pessoa maior de 14 anos, independente de estar apto a trabalhar ou de ter uma possibilidade de emprego em vista. "É melhor ter o documento pronto para quando surgir a oportunidade de trabalho e assim, evitar a urgência que geralmente existe nos casos em que a pessoa deixa para solicitar o documento somente quando surge a necessidade de contratação" - diz Iane.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)