Sucesso na 1ª Conferência de Saúde Ambiental

08/10/2009

Dez representantes de Tijucas participaram da 1ª Conferência de Saúde Ambiental de Santa Catarina realizada em Santo Amaro da Imperatriz no final de setembro. O evento contou com a presença dos 22 municípios da Grande Florianópolis e buscou analisar as ações humanas em torno da natureza, tendo em vista que muitas de suas atitudes têm causado impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta.

Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para conseqüências que já estamos vivendo, a começar pelo esgotamento dos recursos naturais, seguido pelos processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública; poluição química de ambientes urbanos e rurais; além da emergência e reemergência de doenças.

E é neste sentido que surge a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, a ser realizada em três etapas (municipais, estaduais e nacional), tendo como tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis". As etapas municipais foram realizadas até o dia 30 de setembro e as estaduais e do Distrito Federal devem ser promovidas até 30 de outubro. A etapa nacional da 1ª CNSA ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, de 15 a 18 de dezembro de 2009.

De acordo com o Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro, o município de Tijucas já garantiu a participação de 5 membros titulares e seus respectivos suplentes, na etapa estadual prevista para o próximo mês.

(Texto e fotos: Secretaria da Saúde | Contribuição: Karina Peixoto).