Sucesso no Concurso da Merenda Saborosa em Tijucas

25/11/2011

O sabor dos alimentos e ocapricho no preparo das receitas provaram que a Merenda Escolar de Tijucas estáem um altíssimo padrão de qualidade.

Esse foi o principal resultado do"Concurso Merenda Saborosa" promovido pela Secretaria Municipal de Educação deTijucas. A competição foi realizada na última quarta-feira (23) na sede daSecretaria e envolveu 14 escolas e creches municipais.

Para avaliar os pratos foramconvidados cinco jurados profissionais da área de alimentação, sendo três proprietáriasde restaurantes e duas nutricionistas. Os quesitos analisados foram apresentação,criatividade e sabor.

No concurso só puderam serutilizados produtos distribuídos pela Prefeitura às escolas e que têm origem naagricultura familiar do Município. De acordo com a nutricionista da Secretariade Educação, Grazielle Motter, o concurso teve por objetivo principal mostrarque é possível diversificar a merenda com estes alimentos de forma saborosa enutritiva.

"Com esta iniciativa mostramosque é possível utilizar estes produtos em diferentes pratos, todos muitosaborosos, variados e com grande qualidade nutricional. Assim saímos do básicocomo arroz e feijão, macarrão com carne moída ou até mesmo as tradicionais sopasda merenda escolar" - disse.

Na ocasião foram apresentados 14pratos, trazidos pelas escolas da seguinte forma:

- E.E.F. Porto do Itinga: PãoCaseiro

- E.E.F. Walter Vicente Gomes:Escondidinho de frango

- E.E.F. João Caetano: RoupaVelha

- E.E.F.Campo Novo: Sonho

- E.E.F.Santa Terezinha:Estrogonofe de Molho Branco

- E.E.F.Ondina Maria Dias: Tortade Brócolis com Molho Branco

- E.E.F.Marcílio Marcos da Silva:Torta de Arroz com Frango

- E.E.F. Brilho do Sol: Rocambolede carne Moída

- Pré- Escolar Cirandinha:Escondidinho de Aipim

- Pré- Escolar Terra Nova: NhoqueColorido com Ragu de Carne

- Pré- Escolar Criança Feliz:Pastelão de Legumes

- Creche Marco Aurélio: Polentacom Molho Branco e Frango Desfiado

- Creche Nair Ferreira: Nhoque

- Creche Sul do Rio: Croquete deCarne Moída com Patê de Legumes

A Secretária de Educação, Lorenade Oliveira Silva explica que todas as receitas foram avaliadas pelanutricionista antes do concurso, que conferiu se algum prato utilizavaingredientes que não constam da relação de produtos da merenda municipal. Depoisdisso, a Secretaria produziu um caderno de receitas que será entregue em cadaescola e creche do município, para que as mesmas façam uso das receitas dentrodo cardápio escolar elaborado pela nutricionista para 2012.

"A comunidade precisa saber e atémesmo conhecer a qualidade da merenda que oferecemos em nossas escolas e porisso aproveitamos esta oportunidade para levar este trabalho ao conhecimento dopúblico. Além disso, é uma forma de valorizar o trabalho de nossas merendeirasque se dedicam diariamente a esta função fundamental às nossas crianças" - diz aSecretária.

Ao final da avaliação dos pratos,a comissão julgadora elegeu três deles como vencedores. Foram eles:

Escola

Prato Apresentado

1º Lugar

Ondina Maria Dias

Torta de Brócolis com Molho Branco

01 bicicleta

2º Lugar

Marcílio Marcos da Silva

Torta de Arroz com Frango

01 aparelho de Som

3º Lugar

Criança Feliz

Pastelão de Legumes

01 DVD portátil

O Prefeito Elmis Mannrich, que sefez presente no evento, ficou maravilhado com a qualidade das receitas e naocasião, aproveitou para parabenizar as merendeiras pela dedicação e carinhoque têm demonstrado nas escolas.

"Uma boa alimentação éfundamental para o bom desempenho dos alunos e por isso o trabalho feito emnossas escolas merece o reconhecimento de toda a comunidade. Parabéns a todasas merendeiras, aos dirigentes das escolas, enfim, a todos que organizaram esteconcurso e muito obrigado por se dedicarem com tanto carinho aos estudantes donosso município" - disse o Prefeito.

Confira aqui o Caderno deReceitas do Concurso Merenda Saborosa 2011: Receitas Concurso Merenda Saborosa

(Texto: Karina Peixoto | Anderson de Castro)