Sucesso no lançamento do livro de Manoel dos Anjos

22/12/2009

Uma noite repleta de homenagens e muita emoção marcou o lançamento do livro "Tijucas, um pouco da sua história" do Professor Manoel dos Anjos.

O evento foi realizado nas dependências do SESC Ler de Tijucas e contou com a presença de centenas de pessoas, entre autoridades, amigos, familiares e comunidade em geral.

Durante todo o evento diversas manifestações relembraram e valorizaram atitudes e características do escritor, bastante conhecido em Tijucas pelo amor que tem pela cidade e pelo conhecimento singular que tem sobre as coisas de sua terra.
"Não sei se lhe chamo de professor, de amigo, eterno conselheiro ou pai de dois dos meus melhores amigos, Rogério e Roberval. Mesmo assim, independente da forma como lhe chamar, o senhor será sempre uma pessoa especial para mim e sem dúvida, para toda a nossa comunidade" - afirmou o Prefeito Elmis Mannrich durante seu pronunciamento.

O Prefeito que é, acima de tudo, amigo pessoal do escritor, ainda revelou em sua fala o desejo de que muitas outras pessoas o conhecessem melhor e ouvissem suas histórias. "Que bom seria se pudéssemos orientar os jovens a visitar o Sr. Manoel dos Anjos e receber seus conselhos, aprendizados, enfim, o exemplo de vida que ele tem a nos dar"- acrescentou Elmis.

Também fizeram parte das homenagens Evaldo Vieira Peixoto - que trabalhou com Manoel na Escola Técnica de Comércio de Tijucas - as irmãs Zulmira Alaide Souza e Elza Freire da Silva- que foram alunas de Maneca há 53 anos - e Celso Leal, que apresentou o currículo do autor e foi um dos principais responsáveis pela realização e organização do evento.

Além destes, também se manifestaram o Professor Ronaldo Leal da Veiga - que trabalhou com o escritor na época em que este foi Secretário Municipal de Educação - Professor Valério Cristofolini da Univali, relembrando o apoio dado por Maneca para a implantação do ensino superior de Tijucas e a Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, através de seu presidente, Professor Miguel João Simão e das musicistas Neuzita Luz de Azevedo Churkin e Ester de Oliveira Custódio.

Pioneiro em Tijucas no cultivo de orquídeas, Maneca, como é chamado, também recebeu homenagem da Associação dos Orquidófilos de Tijucas através da manifestação de Bernardino Indalício da Silva.

Ao final destas homenagens e da apresentação da Sociedade Musical União Tijuquense, foi realizado o momento oficial de lançamento do livro, com manifestação técnica sobre a obra feita pelo jornalista Fiu Saldanha e em seguida a apresentação da estudante Bárbara Moraes Vicente, representando alunos, crianças e adolescentes de todo o município.

Emocionado, depois de tantas homenagens, Manoel dos Anjos fez uso da palavra declamando versos sobre Tijucas, agradeceu a todos pela presença, e em especial, ao Prefeito Elmis pelo apoio e incentivo.

"Por muitos anos resisti à publicação deste livro, no entanto, com apoio de minha família, do Prefeito Elmis, do Celso Leal, Márcio Rosa e de tantos outros amigos que pediam para que eu tornasse pública esta obra, resolvi aceitar o desafio. E digo que este livro é apenas uma pequena contribuição, por isso o nome "um pouco da história de Tijucas" afinal, sei que ainda há muito o que se contar desta terra querida e precisamos que mais pessoas se aventurem a contar estas histórias" - afirmou Manoel.

Ao final da cerimônia o autor autografou livros e entregou aos presentes acompanhados dos Presidentes das Academias de Letras de Tijucas - Tonni Lima - de Governador Celso Ramos - William Wollinger Brenuvida e de Canelinha, Professor Valdir Gomes.

Os livros agora serão distribuídos nas escolas de Tijucas, na Biblioteca Pública Municipal e também em bibliotecas e algumas escolas da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda. Alguns exemplares da obra também serão remetidos à Biblioteca Pública do Estado, ao Instituto Histórico e Geográfico do Estado e outros órgãos do gênero.

Confira mais fotos aqui!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)