Teatro de animação inspirado na obra de Shakespeare estará em Tijucas

20/08/2013

O Município de Tijucas vai receber nesta sexta-feira, dia 23de agosto, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, a peça teatral "Paper Macbeth".

Trata-se de uma adaptação da clássica tragédiashakespeariana na linguagem do Teatro de Animação. No espetáculo todos ospersonagens criados pelo bardo inglês ressurgem na forma de bonecosconfeccionados em papel.

Viabilizado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012,o projeto percorreu até o momento, apenas três municípios catarinenses, cinco cidades do Paraná e chega a Tijucas a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal deCultura, Juventude e Direitos Humanos e a "Fazendo Fita Cia. Artística".

O espetáculo é voltado para adultos e crianças com mais de12 anos e, além das apresentações, o projeto prevê oficinas de manipulação de bonecose outras formas confeccionadas com papeis. Em Tijucas, a oficina seráministrada também na sexta-feira, no período da tarde na Secretaria de Educação.O curso será oferecido para professores de artes, gestores, e demais profissionaisda educação que, depois da capacitação, poderão atuar como multiplicadoresdesta técnica nas escolas do município.

Sinopse doespetáculo:

Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendoamassadas, dobradas e moldadas por "forças invisíveis", até tornarem-se bruxas.Assim começa esta montagem de Macbeth, provavelmente uma das peçasshakespearianas mais adaptadas ao longo dos últimos 400 anos. Aqui, a tragédiado general escocês é recontada na linguagem do teatro de bonecos - no caso,bonecos de papel que ganham vida através de atores-manipuladores ocultos àvisão da plateia.

Mais informações na Secretaria de Cultura, Juventude eDireitos Humanos de Tijucas pelo telefone (48) 3263-5665.

(Texto: KarinaPeixoto | Fotos: Larissa Nowak)