Terminal Rodoviário completa 27 anos de fundação

04/09/2009

No próximo domingo (06) o Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito, em Tijucas, completará 27 anos de existência.

A rodoviária foi construída na década de 80 pelo então Prefeito Lauro Vieira de Brito, que desde que assumiu o Poder Executivo tinha como pretensão construir o terminal. "Na época os ônibus paravam em pontos diversos do município e os cidadãos não tinham um local específico para utilizar o transporte, então, sempre que eu visitava outras cidades ficava atento ao funcionamento dos terminais para fazer algo aqui em Tijucas" - afirmou o Ex-prefeito Lauro Vieira de Brito.

A construção da rodoviária tem fatos bem peculiares. De acordo com Dr. Lauro, a obra foi feita aos poucos e só era tocada nos dias de chuva. "Tijucas era o único município que mantinha a Secretaria de Obras a pleno vapor nos dias de chuva. Enquanto outros paravam porque fica impraticável trabalhar com mau tempo, nós estávamos em ação" - disse ele.

Isso foi possível porque o processo de construção foi praticamente o inverso do que se costuma adotar. Antes de erguer o prédio foi feita a colocação da cobertura metálica, estrutura que se manteve por muitos anos. Com isso, o terreno ficou coberto e protegia a obra da chuva.

A rodoviária foi inaugurada em 1982, quase dois anos depois de ser iniciada a obra. Era período eleitoral e na data da cerimônia, um grande comício fez parte da inauguração com a presença de políticos importantes, o que até hoje é considerado um dos maiores eventos políticos da história de Tijucas.

O nome do terminal veio mais tarde. Embora muitos pensem que a indicação foi do Ex-prefeito Lauro, a proposição do nome, no entanto, foi do Ex-prefeito Nilton Fagundes, que sucedeu Lauro na administração municipal.

Na época a indicação foi apresentada na Câmara de Vereadores, sendo aprovada e dando o nome do avô de Lauro Vieira de Brito ao terminal. "As pessoas pensam que Miguel Vieira de Brito era meu pai, mas na verdade é meu avô. Meu pai chamava-se Miguel Vieira de Brito Júnior. Mesmo assim, a homenagem é muito justa, afinal, meu avô teve grande importância na história política de Tijucas e merece ser sempre lembrado" - afirmou Lauro Vieira de Brito.

A Rodoviária de Tijucas passou por reformas recentemente e continua recebendo melhorias. Quando foi inaugurado o prédio parecia grande demais para Tijucas, que na época tinha movimentação de aproximadamente 180 ônibus por mês. Atualmente, a demanda é muito maior, chega a 150 ônibus por dia, ou seja, uma média de 4.500 por mês.

Esse crescimento fez com que a estrutura precisasse ser ampliada. De acordo com o Prefeito Elmis Mannrich, "o prédio passou por uma ampla reestruturação, com ampliação do ponto de táxi, melhorias na iluminação e mudanças na cobertura. Tudo isso com o objetivo de dar melhores condições aos nossos usuários e manter a rodoviária bonita como sempre foi." - afirmou Elmis.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)