Teste da Orelhinha será oferecido em Tijucas

22/09/2010

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde oferecerá gratuitamente o teste da orelhinha a todos os recém nascidos do município. O exame é obrigatório desde 02 de agosto deste ano, de acordo com a lei n?12.303. O município já possui o equipamento e deve começar a oferecer o serviço já no próximo mês.

O exame chamado de Emissões Otoacústicas (mais conhecido como o teste da orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal), é indolor, não tem contra indicação e dura em torno de 10 a 15 minutos. De acordo com a Fonoaudióloga da Secretaria de Saúde de Tijucas, Andréa Agripo, "a avaliação é feita tanto com o bebê acordado quanto dormindo e consiste em introduzir uma pequena sonda no ouvido do bebê responsável por emitir sons de fraca intensidade, recolhendo assim, as respostas que a orelha interna produz" - diz.

O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Murilo Cordeiro, reforça a importância de conscientizar os pais a levarem seus bebês para realizar o exame. Segundo ele, estatísticas indicam que a cada 1 mil recém-nascidos, 3 apresentam algum tipo de perda auditiva. Esse número aumenta para 2 a 4 em cada 100 recém-nascidos que foram internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

O estudo também revela que um bebê que apresente diagnóstico de perda auditiva pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte se passar por uma intervenção fonoaudiológica ou começar a usar desde cedo o aparelho auditivo.

Portanto, o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo da fala, e podendo comprometer até mesmo o seu desenvolvimento de forma geral. "Por isso a importância de realizá-lo já no período que compreende entre o terceiro dia e o terceiro mês de vida do bebê" - finaliza a fonoaudióloga.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: ilustrativa)