Tijucas agora tem Serviço de Inspeção Municipal

10/11/2009

A Administração Municipal de Tijucas está implantando, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, o SIM - Serviço de Inspeção Municipal que dá origem a um Selo de qualidade.

O Serviço de Inspeção Municipal é resultado de uma lei municipal de número 2131 sancionada pelo Prefeito Elmis Mannrich em 2008. A partir da lei, o SIM fica estabelecido como órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem, manipulam e distribuem produtos de origem animal e seus derivados.

Estando em conformidade com as exigências e normas sanitárias, as empresas do setor devidamente fiscalizadas recebem um selo, chamado Selo de Inspeção Municipal.

O selo de Inspeção, seja ele Municipal, Estadual ou Federal é obrigatório em todos os estabelecimentos que industrializam ou abatem animais, assim como aqueles que recebem, manipulam, elaboram, transformam, preparam, armazenam, depositam, embalam e rotulam produtos com finalidade industrial ou comercial, a partir de matéria prima animal, como carne, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca, Nelso Vicentini, "o Inspetor Chefe do SIM, neste caso a nossa médica veterinária, visitará todos os estabelecimentos que se enquadram na lei, fiscalizando a origem da matéria-prima, as condições de higiene e manipulação dos alimentos, bem como os equipamentos e as instalações do local" - afirmou.

O serviço está em fase de implantação e algumas empresas já estão encaminhando a documentação necessária para aderir ao selo. A Médica Veterinária Anna Paula Abdala explica que "o principal objetivo do SIM é garantir a saúde da população, prevenindo doenças veiculadas por alimentos e orientando os procedimentos para a instalação das agroindústrias, a fim de melhorar a qualidade dos alimentos comercializados no município" - destaca.

Ela ainda afirma que "a aquisição de produtos de origem animal inspecionados garante a procedência da matéria prima, o processo de fabricação, o acondicionamento e o transporte, assegurando a saúde pública dos consumidores. Por outro lado, o selo também reconhece o produtor como uma empresa preocupada em garantir a qualidade, retribuindo à confiança que o consumidor lhe confere ao comprar seus produtos" - conclui a médica.

Para aderir ao SIM, as empresas devem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura e Pesca, onde receberão as orientações da Médica Veterinária responsável. Mais informações pelo telefone (48) 3263-1133.

(Texto: Karina Peixoto | Imagem ilustrativa: Selo de inspeção Federal)