Tijucas apresenta alto índice de desenvolvimento na pesquisa do PNUD

30/07/2013

Já estão sendo divulgados com granderepercussão em todo o país, os resultados do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

O trabalho é uma iniciativa doPrograma das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ipea e Fundação JoãoPinheiro e resulta de um detalhado estudo econômico e social do País consideradode extrema importância para subsidiar políticas públicas.

O resultado da pesquisa foidivulgado nesta segunda-feira (29) em Brasília e revela dados dos 5.565municípios brasileiros com indicadores de população,educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dadosextraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

Tijucas aparece na pesquisa comomunicípio com alto índice dedesenvolvimento humano, tendo a 366ª colocação em relação aos 5.565 municípiosdo Brasil. Já no índice estadual, entre os 293 municípios catarinenses, Tijucasocupa a 70ª colocação, registrando aumentode 13,6%  na taxa de crescimento dacidade entre os anos de 2000 e 2010.

De acordo com o que aponta a pesquisa,o indicador que mais cresceu em termos absolutos em Tijucas foi o da Educação com o índice de 0,162. Apesquisa ainda detalha que no período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu29,03% e a proporção de crianças de 11 a 13 anosfrequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 36,92%.

A educação de jovens e adultos também compõe osíndices de IDMH e Tijucas mais uma vez mostrou crescimento educacional, já quea taxa de jovens entre15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu 13,01% e a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médiocompleto cresceu 28,94%. Já entre os adultos, a taxa de analfabetismo da população com idadesuperior a 18 anos diminuiu 8,95%nas últimas duas décadas.

Outrosaspectos também merecem destaque: a taxa média de crescimento anual dapopulação foi de 2,8% e a taxa deurbanização cresceu 15,13% nosúltimos 20 anos.

Alongevidade, ou seja, a expectativa de vida ao nascer, passou de 70 anos em1991 para 77 anos de idade em 2010.

A mortalidade infantil (mortalidade decrianças com menos de um ano) reduziu51%.  A renda per capita tambémregistrou crescimento de 58,98% nasúltimas duas décadas, passando de R$ 525 em 1991 para R$ 780 em 2000. Com isso,diminuiu-se a desigualdade e a taxa de extrema pobreza (medida pela proporçãode pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70), que caiu de 4,81% em1991 para 1,22% em 2010.

O Prefeito de Tijucas, ValérioTomazi, comemora os resultados apresentados pela pesquisa. "Estes dadosreforçam a importância de darmos continuidade ao trabalho que vem sendo feito eque tem colhido resultados altamente positivos em todos os segmentos de nossapopulação. Da mesma forma, com os dados apresentados teremos condições de identificaraspectos que merecem maior atenção e com isso, melhorar ainda mais os nossosíndices" - diz.

Os resultados estão disponíveisna internet, por meio de uma plataforma digital e gratuita chamada "Atlas doDesenvolvimento Humano 2013". Essa ferramenta, além de apontar o IDH de todosos 5.565 municípios brasileiros, traz também 180 indicadores dedesenvolvimento, considerando vários aspectos, como demografia, saúde,educação, habitação e trabalho.

Para conhecertodo o estudo basta acessar: http://atlasbrasil.org.br/2013/

Para ter acessodireto aos resultados de Tijucas o link é: http://atlasbrasil.org.br/2013/perfil/tijucas_sc

*Os números aqui divulgados foram retirados da pesquisa do PNUD, que teve como referência os dados do CENSO do IBGE 2010.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Arquivo PMT)