Tijucas assina Termo de Adesão ao Fórum de Igualdade Racial

02/02/2012

Representantes da Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial, do Governo Federal, estiveram em Tijucas nesta quinta-feira (02) para a assinatura de um termo de adesão ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial.

Eles foram recepcionados pelo Prefeito em seu gabinete, onde também se fizeram presentes vereadores, secretários municipais e membros da comunidade negra de Tijucas, os quais representam entidades e organizações ligadas à cultura afro-brasileira no Município.

A Coordenadora Regional Sul da Secretaria especial do Governo Federal, Maria de Fátima Beraldo foi quem representou a Ministra Luiza Helena de Barros durante o evento. Na ocasião ela falou ao Prefeito sobre a satisfação de visitar o município de Tijucas e de ter sido tão bem acolhida por toda a comunidade.

"Trata-se de mais um momento histórico, pois nesta caminhada que temos feito pelos estados brasileiros, temos como intenção ampliar as adesões ao termo e com isso dar a estes municípios a prioridade na captação de recursos e na formulação de projetos que visem a valorização e preservação da cultura afro-brasileira em suas comunidades" - disse.

Ao tomar conhecimento dos doces do Timbé, da escola de Samba Filhos da Terra e de projetos sociais como o "Capoeira Ginga e Cultura" que são realizados em Tijucas, a Coordenadora se mostrou emocionada e parabenizou o Prefeito pelo incentivo dado a estas representações.

Com ela, também estavam a Coordenadora Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, Raimunda de Brito e os Assessores de Promoção da Igualdade Racial de Maringá, Ademir Félix e de Itajaí, Graziela Gonçalves. Raimunda, que percorre os estados com os membros do Ministério também se manifestou e confessou ao Prefeito uma particularidade de Tijucas.

"Já visitei vários municípios com os membros da Secretaria Especial e esta é a primeira vez que somos recebidos pelo Prefeito da cidade. Parabéns pela condução de seu município e pela proximidade que demonstra ter com seu povo" - afirmou a Coordenadora mato-grossense.

Agradecendo pela presença de todos, o Prefeito falou da importância do trabalho desenvolvido pela comunidade negra de Tijucas e falou que mais do que já foi feito, ainda há muito a evoluir nesta questão.

"Sancionamos uma lei em 2005 para criar o Conselho Municipal de Identificação da Cultura Afro-brasileira e desde então temos percebido uma valorização crescente da comunidade negra em nosso município. É preciso ressaltar, inclusive, que este é um dos segmentos mais organizados da sociedade e que tem trabalhado fortemente em prol do desenvolvimento de Tijucas. No entanto, ainda temos muito a crescer e estamos dispostos a isso, principalmente agora com a assinatura deste termo que cria um vínculo mais forte com o Governo Federal para amadurecermos os projetos neste segmento" - afirmou o Prefeito.

Ao final das manifestações as autoridades assinaram o termo de adesão que também foi testemunhado pela Presidente do Conselho Municipal de Identificação da Cultura Afro-brasileira de Tijucas Andréia Alves e receberam uma lembrança de nosso município.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)