Tijucas comemora o Dia da Água

23/03/2010

Mais de quinhentas pessoas, entre alunos, professores e autoridades locais lotaram o Anfiteatro Leda Regina de Souza nesta segunda-feira (22) para um evento em comemoração ao Dia Mundial e também Municipal da Água.

Sob a coordenação do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), a iniciativa teve por objetivo refletir sobre a data e buscar a conscientização de que a água deve e precisa ser preservada, sob pena de torná-la um bem raro, escasso no futuro, caso a humanidade continue a praticar o desperdício.

Durante o evento o público pôde acompanhar a apresentação da história "Águas da Terra", contada por Lieza Neves, a partir de uma parceria com o SESC Ler e também participar do lançamento do projeto SAMAE DE TIJUCAS VAI À ESCOLA.

Com este projeto, o SAMAE pretende mobilizar os alunos para buscar alternativas de racionalização e preservação da água. Para isso, eles serão orientados por um servidor do SAMAE, devidamente preparado e designado, para se tornarem multiplicadores de racionalização da água em suas comunidades e entre seus familiares.

Serão alvos do programa alunos do 1º ao 5º ano das escolas integrantes da rede municipal de ensino de Tijucas, que receberão a visita do servidor do SAMAE a cada quinze dias.

Em sua fala, o Diretor do Samae de Tijucas, Márcio Rosa pediu a colaboração de todos para que o projeto tenha o sucesso esperado. "Vocês que são o futuro de Tijucas, precisam estar conscientes de nosso papel na preservação da água, por isso vamos precisar do apoio e da participação de vocês neste projeto que tem tudo para surtir efeitos positivos em nossa comunidade" - afirmou o Diretor.

Na ocasião o Prefeito Elmis Mannrich também se pronunciou e pediu a atenção de todos para este problema que pode se agravar com o passar do tempo. "Vocês devem saber e seus pais também sabem que em Tijucas temos água de excelente qualidade, em muitos casos ela é até superior a outros diversos municípios. No entanto por mais importante que isso seja, não basta, pois além de manter a qualidade da água precisamos preservar este bem e evitar o desperdício. Caso contrário, vocês e as futuras gerações poderão enfrentar o grave problema da falta de água." - disse o Prefeito.

Ainda durante o encontro os diretores e representantes das dez escolas participantes do projeto receberam das mãos do Prefeito Elmis Mannrich, do Diretor do Samae Márcio Rosa e da Secretária de Educação Márcia Machado Maurício, uma cópia do projeto que será implantado em suas unidades.

Depois de ouvir as histórias sobre a água e de participar ativamente do evento, as crianças deixaram o anfiteatro com a mensagem de que "quando se desperdiça água o trabalho do Samae vai pelo ralo",por isso, estão conscientes de que precisam agir e repassar a informação a todos ao seu redor.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)