Tijucas cria programa de abordagem a moradores de rua

15/03/2010

A Administração Municipal de Tijucas, através de Secretaria de Ação Social, acaba de criar um programa de abordagem e encaminhamento de Moradores de rua no Município de Tijucas. A ação está sendo realizada em conjunto com as Polícias Civil e Militar e tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas.

O objetivo do Programa é identificar os jovens e adultos que estejam morando na rua ou ocupando casas e construções abandonadas, buscando assim, o encaminhamento mais adequado para cada caso.

"De acordo com o que temos acompanhado através dos atendimentos na secretaria e dos últimos acontecimentos envolvendo moradores de rua, muitos casos se referem a usuários de drogas e álcool ou pessoas que chegam à cidade em busca de emprego e acabam ficando temporariamente na rua."- afirma a Secretária de Ação Social Sheila Dias Machado.

Segundo ela, a estratégia do programa consiste em três passos: documentação, conferência da ficha do indivíduo junto à Polícia Militar e fotografia que registre a abordagem. Assim, ao abordar um morador de rua a equipe especializada da Secretaria de Ação Social montará uma ficha com dados do cidadão que em seguida será confrontada com dados da Polícia Militar. Caso o morador de rua seja um foragido da justiça, será encaminhado para a comarca onde está sendo procurado, sendo devolvido ao presídio no qual cumpre pena. Já os que não tiverem problemas com a polícia, receberão acompanhamento para que possam retornar a sua cidade de origem, depois de recebem um banho, uma refeição e cuidados médicos, caso seja necessário.

No caso de deslocamento destes cidadãos, o custeio das passagens de ônibus ficará por conta da Secretaria de Ação Social que viabilizará o retorno dos moradores aos seus locais de origem.

"Esta é uma ação necessária em nosso município e que conta com a importante participação da Secretaria de Saúde, das Polícias Militar e Civil e em breve, também, com a Secretaria de Obras do Município que nos ajudará a fiscalizar os imóveis e construções desativadas, evitando a ocupação dos mesmos por estes cidadãos" - conclui a Secretária Sheila.

Mais informações sobre o programa na Secretaria de Ação Social na Rua José Joaquim Santana, número 36, Bairro Universitário, ou pelo telefone: (48) 3263-0150.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: ilustrativa)