Tijucas é contemplada pelo Projeto Mais Museus

04/05/2009

Tijucas recebeu nesta segunda-feira (04) a notícia de que o município obteve aprovação para repasse de recursos do Projeto Mais Museus, do Ministério da Cultura.

Durante suas viagens a Brasília o vice-prefeito Rogerinho fez vários contatos em busca da viabilização do projeto que no total é de R$ 182 mil, incluindo contrapartida da Prefeitura.

De acordo com a Presidente da FUNCULTRATI, Adriana Porto Faria, o projeto trará inúmeros benefícios culturais, sociais e econômicos ao município e os recursos serão utilizados na implantação do Museu Histórico de Tijucas, a ser instalado no Casarão Gallotti.

Entre os itens de benefícios relatados no projeto estão o de dotar o patrimônio histórico e cultural de condições apropriadas para uso público, a fim de possibilitar realização de pesquisas diversas, além de estudos e atividades culturais, e ainda, criar melhores condições para que se cumpra o preceito constitucional do "direito à memória" como parte dos "direitos culturais" de toda sociedade brasileira.

Neste ano estão sendo beneficiadas 12 cidades das cinco regiões brasileiras, com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica, para receber apoio financeiro de até R$ 200 mil. Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos e mobiliários, elaboração de projetos para execução de obras e serviços, instalação e montagem de exposições, elaboração de projetos museológicos ou museográficos, além de restauração ou benfeitoria em imóveis.

"Geralmente mais de 300 municípios se inscrevem neste projeto, portanto, estar nesta lista tão seleta de apenas 12 municípios contemplados nos dá ainda mais orgulho e satisfação" - afirmou Adriana.