Tijucas é representada em Encontro Nacional de Conselhos de Educação

27/12/2010

A Secretária Municipal de Educação de Tijucas, Márcia Machado Maurício esteve entre os dias 13 e 15 de dezembro em Brasília, DF, onde participou do V Encontro Nacional dos Conselhos de Educação.

O evento foi realizado pela UNCME- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e contou com a participação de representantes de todo o país. De Santa Catarina, estavam a Presidente da UNCME do Estado, Darli de Amorim Zunino, a Conselheira Municipal de Educação de Nova Trento Fabiane Marchiori, a Secretaria Executiva da UNCME de Santa Catarina Daniela Moratelli Cunha e o Conselheiro Estadual de Santa Catarina Paulo Hentz.

O tema central do Encontro foi o Plano Nacional de Educação e logo na abertura foi ministrada uma palestra pela Conselheira Nacional de Educação Regina Gracindo que explanou sobre os desafios e perspectivas do Plano.

No dia 14 todos participaram das Palestras "Regime de Colaboração-Articulação entre entes federados para a melhoria da qualidade da Educação Básica" com Francisco Cordão, Francisco Batista da Silva do CEE e Maria Ieda Nogueira da UNCME Nacional e "PNE- limites e possibilidades" com Francisco das Chagas Fernandes do CNE.

Já no terceiro e último dia de encontro o tema trabalhado foi a Formação para o Fortalecimento da Gestão Democrática da Educação Básica. A mesa principal foi composta por Maria Luiza Aléssio, Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Democrática da Educação Básica SEB/MEC, Genuíno Bordignon da UNCME de SP, Darli de Amorim Zunino UNCME/SC e a Presidente do Fórum Estadual de Educação.

De acordo com a Secretária Márcia Machado Maurício, "neste dia recebemos a notícia da Professora Maria Ieda Nogueira UNCME-Nacional e do Presidente do Conselho Nacional de Educação, Francisco Cordão que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, haviam encaminhado naquele mesmo dia ao Congresso Nacional, o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para período 2011-2020".

A solenidade, no Palácio do Planalto, contou com a presença de representantes da Conferência Nacional de Educação (Conae).
Diferente do Plano anterior com 296 metas, o novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. "Quando você decide junto, a responsabilidade é de todos.Vamos nos organizar para que a comunidade tenha acesso ao novo plano, conhecendo-o e acompanhando-o." - diz o documento.

A Secretária ainda afirma que durante todos os dias de encontro houve muita participação dos presentes, com trabalhos de grupos onde todos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apontarem sugestões sobre os temas abordados.

Na oportunidade, a equipe de Santa Catarina também visitou o Ministério da Educação onde foram recepcionadas em várias secretarias. "Foi uma semana de intenso aprendizado e motivo de muito orgulho por poder representar nosso Município em um evento de tamanha importância" - conclui a Secretária.

• Na última foto desta reportagem a Secretária Márcia aparece ao lado da Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Democrática da Educação Básica do MEC, Maria Luiza Aléssio e das demais representantes catarinenses.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria de Educação)