Tijucas é um dos primeiros municípios de SC a ter um CATIS

22/06/2010

O que há de mais avançado em termos de tecnologia acaba de chegar a Tijucas - um dos primeiros municípios do estado de Santa Catarina a receber um CATIS - Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social. O projeto foi implantado a partir de uma parceria entre Administração Municipal - por meio da Secretaria de Educação - com o Ministério da Ciência e Tecnologia e parceria da Caixa Econômica Federal.

Instalado na Escola Municipal Deputado Walter Vicente Gomes, o Centro conta com 21 computadores de última geração, televisão LCD de 42 polegadas, impressora multifuncional, aparelho de data show, câmera fotográfica, filmadora, e ainda 24 pen drives (dispositivos móveis para armazenamento de dados).

Além de todos estes recursos, a grande novidade do laboratório é a Lousa Digital Interativa- uma tela inteligente que é acionada com o toque dos dedos, no que chamamos de "touch screen". Com ela, os alunos podem interagir com os conteúdos que são projetados na tela e se divertir com jogos educativos, preparados especialmente para as aulas de informática e outras disciplinas conjugadas.

A inauguração do CATIS foi realizada nesta terça-feira (22) com a presença do Prefeito Elmis Mannrich, da Secretária de Educação Márcia Machado Maurício, demais autoridades e alunos da unidade, que recepcionaram o Prefeito com aplausos e agradecimentos.

"A inauguração deste centro é a realização de um sonho e uma grande conquista para nosso município, afinal, pouquíssimas escolas municipais contam com um espaço tão bem equipado e preparado para utilizar novas tecnologias como temos hoje em Tijucas" - afirmou a Secretária Márcia Machado Maurício.

Quem também se manifestou foi William Jorge Vette, que falou em nome dos estudantes sobre a conquista da escola e também da comunidade. Na ocasião ele parabenizou o Prefeito Elmis pela forma como vem conduzindo o Executivo. "Prefeito Elmis, o senhor é exemplo para os 655 alunos desta escola e nós só temos a agradecer pela atenção que tem dado ao nosso bairro e a todo o Município de Tijucas" - disse o estudante.

Encantado com as inovações do CATIS, o Prefeito Elmis reforçou a importância do presente que Tijucas está ganhando neste Sesquicentenário. "Mais uma importante conquista de nosso Município que esperamos ser muito bem utilizada por cada um de vocês" - disse ele ao convidar as crianças para acompanharem o descerramento da placa inaugural do CATIS. "Este presente é para vocês, então, precisam participar deste momento" - complementou o Prefeito.

Logo em seguida, os alunos visitaram o espaço que a partir de agora será freqüentado diariamente por todos eles. O CATIS funcionará das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30m para uso dos alunos e no período noturno, ficará aberto à comunidade, que poderá participar de cursos de informática básica a serem oferecidos pelo Município em breve. Para todas estas atividades, sempre haverá um professor e um instrutor monitorando o uso dos equipamentos.

Confira mais fotos aqui!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)