Tijucas está habilitada a coletar material para exame de Raiva Animal

21/10/2010

O médico veterinário da Administração Municipal de Tijucas, Éder Manzon Marconato participou nos dias 06, 07 e 08 de outubro de uma capacitação em Técnicas para Colheita e Envio de Amostras para Diagnóstico de Raiva Animal e Febre Amarela em Primatas não Humanos.

Com isso, o Município de Tijucas fica habilitado a coletar material e enviar fragmentos do sistema nervoso central de cães e gatos para diagnóstico de febre amarela e raiva animal.

A liberação do profissional por parte da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Tijucas para realização do treinamento recebeu os cumprimentos da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Em ofício enviado ao Município, a entidade parabeniza a Administração pela liberação do profissional e "reitera a necessidade da vigilância epidemiológica incluir em seus quadros médico veterinário, assim como também a aquisição de instrumental básico de trabalho para que estes profissionais possam desenvolver ações de vigilância para as quais foram capacitados" - diz o documento.

Para o Secretário de Agricultura de Tijucas, Nelso Vicentini, "isso prova que Tijucas está a frente de muitos outros municípios e mostra que estamos cada vez mais preparados para atuar na comunidade, em especial na prevenção de doenças que possam atingir os animais do Município" - disse o Secretário.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: ilustrativa)