Tijucas ganha Academia Estudantil de Letras

28/10/2010

Tijucas é a primeira cidade da região a contar com uma Academia de Letras Estudantil. A posse dos membros fundadores da Oficial Academia Estudantil Tijuquense de Letras aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 27, no Casarão Gallotti, durante a abertura da I Feira do Livro de Tijucas.

O evento faz parte das comemorações aos 150 anos de Tijucas e integra a Semana Tijuquense do Escritor.

Na ocasião, quatorze estudantes tomaram posse como membros fundadores da Academia, ocupando cadeiras numeradas e tendo como patronos e patronesses, escritores de Tijucas.

Durante a cerimônia o Prefeito Elmis Mannrich cumprimentou os estudantes e ressaltou a importância de iniciativas como esta para incentivar os jovens de nosso município. "Talvez hoje vocês não tenham a dimensão da importância deste título, mas certamente, no futuro terão muito orgulho de terem sido membros fundadores desta Oficial Academia Estudantil Tijuquense de Letras, sendo para sempre lembrados por aqueles que virão em seus lugares" - disse o Prefeito.

A Secretária Márcia Machado Maurício também se manifestou e explicou o porquê da lembrança que cada um dos estudantes recebeu como presente da Administração. "Além da beca e do certificado como membros da Academia, vocês também estão recebendo um mimo de nossa Administração. Neste presente, estão um livro, para alimentar a alma, um bombom para alimentar o corpo e uma caneta, para registrar os trabalhos que vocês farão a partir de hoje" - afirmou a Secretária.

Os acadêmicos estudantis também receberam os cumprimentos do Presidente da Oficial Academia Tijuquense de Letras, Tonni Lima, que aproveitou para agradecer à Administração Municipal pela parceria realizada. "Ficamos felizes por poder pôr em prática este importante projeto, ainda mais sabendo que trata-se de uma das primeiras Academias estudantis da região, o que coloca Tijucas muito a frente de outros municípios catarinenses em termos de valorização da literatura local" - disse ele.

Em seguida cada um dos alunos recebeu uma beca com o distintivo da Oficial Academia Estudantil Tijuquense de Letras e um certificado contendo o nome do Acadêmico e de seu patrono ou patronesse.

Já em nome dos Acadêmicos empossados, quem fez uso da palavra foi o estudante Matheus Azevedo de Sá, que bastante orgulhoso e emocionado, destacou a missão de cada um dos membros da nova Academia. "Temos como missão honrar com o compromisso de incentivar mais jovens a ter o hábito da leitura e com isso, contribuir com a formação de crianças e adolescentes como nós, em especial, aquelas que já tem vocação literária e que terão oportunidade de demonstrar este talento através de projetos que deveremos desenvolver a partir da integração entre escolas e comunidade" - disse o estudante.

Logo depois da cerimônia todos foram convidados a participar da I Feira do Livro que foi aberta oficialmente naquela noite e segue até sexta-feira, dia 29, com exposição e venda de livros, contação de histórias, peças teatrais e outras manifestações culturais.

A visitação à Feira pode ser feita das 9h às 18h, tendo seu encerramento na sexta-feira às 19h com um Café Cultural. Na oportunidade, encerrando também a Semana Tijuquense do Escritor, será feita uma homenagem aos escritores de Tijucas, coordenada pela Secretaria de Educação em conjunto com a Oficial Academia Tijuquense de Letras.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)