Tijucas ganha Centro Municipal de Promoção à Saúde

15/06/2011

Em meio às comemorações de seus 151 anos de emancipação político-administrativa, o Município de Tijucas ganhou como presente de aniversário o CEMPS - Centro Municipal de Promoção à Saúde.

Trata-se de um dos centros mais modernos e bem equipados do estado de Santa Catarina para atendimento à Saúde em suas mais variadas especialidades. Idealizado para concentrar em um único espaço o que há de mais moderno em termos de reabilitação física e mental, o Centro possui instalações amplas e que proporcionam conforto e bem-estar aos pacientes, transformando-se em um ambiente extremamente agradável e eficiente no cuidado com a saúde.

No local a comunidade terá acesso a especialidades como: FISIOTERAPIA, HIDROTERAPIA, ACUPUNTURA, MASSOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA, NUTRIÇÃO, EDUCAÇÃO, FÍSICA E CORPORAL, HIDROGINÁSTICA e TERAPIA COLETIVA.

Nesta obra, a Administração Municipal também presta uma homenagem a um importante cidadão de Tijucas, grande amigo da comunidade do Bairro Praça. Junto da placa inaugural, está afixada uma placa em homenagem a Edemir Alexandre Camargo, empresário e ex-vereador de Tijucas.

Durante a solenidade de inauguração, o Secretário Municipal de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro agradeceu ao apoio do Prefeito na realização da obra e falou sobre a ampliação do projeto original.

"Nossa ideia inicial era construir uma clínica de fisioterapia, no entanto, a medida em que iniciamos a obra tivemos a oportunidade de ampliar a gama de serviços e com isso transformamos o projeto em um Centro Municipal que concentra inúmeras especialidades. Tudo isso graças ao apoio do Prefeito Elmis que confia no nosso trabalho e busca o melhor para a cidade" - disse o Secretário.

Ele ainda disse que a previsão era entregar a obra ainda no ano passado, no entanto, hoje vê-se que o atraso contribuiu para a melhoria dos serviços a serem prestados no centro. "Se tivéssemos finalizado a obra no ano passado, agora não teríamos um centro tão moderno como o que está sendo entregue hoje. São equipamentos altamente modernos, lançados neste ano e que trarão benefícios ainda maiores aos nosso pacientes" - complementou Sérgio.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual Luiz Eduardo "Dado" Cherem, que já atuou como Secretário de Estado da Saúde e há vários anos acompanha o desenvolvimento de Tijucas. Em sua fala, ele justificou o motivo de sua presença.

"Estou aqui hoje por dois motivos: primeiro, porque tenho um carinho muito grande por Tijucas, em resposta ao carinho que este povo demonstra ter por mim. E segundo, para atestar e reconhecer publicamente a qualidade da obra que está sendo inaugurada nesta noite. É um projeto raro no estado de Santa Catarina e que nos enche de orgulho, pois vemos o bom uso do recurso público que é dirigido a este município" - afirmou o Deputado.

O Prefeito Elmis Mannrich também se pronunciou e na oportunidade aproveitou para parabenizar a toda a comunidade pelo aniversário da cidade.

"Estamos vivendo mais um momento extremamente importante no Município de Tijucas. Mais um ano de prosperidade, de crescimento e desenvolvimento, graças a um trabalho compartilhado com toda nossa comunidade. Por isso é com muito orgulho que entregamos mais uma obra que contribui para esta verdadeira transformação pela qual Tijucas vem passando nos últimos anos" - disse o Prefeito.

Ao final dos pronunciamentos o Prefeito Elmis e o Secretário Sérgio entregaram as chaves de dois novos veículos e quatro motos à Karina dos Santos Wolff, Coordenadora da ESF em Tijucas e à Rosicler Furtado, Assessora de Saúde da Secretaria Municipal.

Os veículos, zero quilômetro, serão utilizados pelo CEMPS, assim como uma ambulância que já fazia parte da frota municipal e que foi destinada para uso exclusivo do Centro de Promoção à Saúde.

De acordo com o Secretário de Saúde, a ambulância será utilizada somente para transporte de pacientes acamados e que necessitem de tratamento especializado oferecido no CEMPS. "Nos casos em que o paciente seja encaminhado para algum tratamento especial e não possa se locomover até o CEMPS, nossa ambulância irá buscá-lo e levá-lo em casa, com toda a comodidade possível" - disse.

Logo em seguida, as autoridades procederam ao descerramento das placas inaugurais juntamente de familiares de Edemir Alexandre Camargo, homenageado no CEMPS.

O evento foi encerrado com a abertura do CEMPS para visitação da comunidade que se fez presente em grande número durante toda a solenidade.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Karolina Krucinski e Foto Muller)