Tijucas ganha Selo Postal pelo Sesquicentenário

07/04/2010

Foi lançado nesta segunda-feira (05) o Selo Postal Comemorativo aos 150 anos de emancipação político-administrativa de Tijucas. A iniciativa foi da Oficial Academia Tijuquense de Letras (OATL) e teve apoio da Comissão Especial dos 150 anos de Tijucas.

Na ocasião, a Academia também homenageou uma de suas patronesses, a escritora Celina Vieira Peixoto que neste ano celebraria 100 anos de nascimento. O evento, realizado no Casarão Gallotti, reuniu familiares da homenageada, autoridades e membros da Academia.

Na abertura do evento o Presidente da OATL, Tonni Lima falou sobre a importância de homenagear Tijucas neste ano especial de seu Sesquicentenário, e também a patronesse Celina Vieira Peixoto, que até hoje é lembrada pela importância que teve como professora, escritora, cidadã de Tijucas.

"Este evento abre oficialmente as atividades da Academia Tijuquense de Letras em 2010 e pela relevância das homenagens acreditamos estar iniciando o ano de forma muito especial" - disse o Presidente.

Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo sobre os 150 anos de Tijucas e em seguida, sobre a vida de Celina Vieira Peixoto - imortalizada pela Academia, tendo sua cadeira ocupada pela neta, a jornalista Karina Duarte Peixoto.

Na sequência o Presidente da Academia entregou quadros com os selos postais ao Prefeito Elmis Mannrich, ao Presidente do Poder Legislativo, Vereador Edson José Souza e aos filhos de Celina Vieira Peixoto: Evaldo, Antônio e Virgilio.

Emocionado, o filho mais velho de Celina, Evaldo Vieira Peixoto, falou aos presentes e agradeceu pela homenagem prestada à saudosa mãe. "Vocês podem estar certos que de lá onde está, ela nos observa nesta noite e agradece por esta homenagem, afinal, ela era apaixonada por Tijucas e com toda certeza ficaria imensamente feliz e orgulhosa em participar deste momento. Por isso, só temos a agradecer à Academia de Letras, à Administração Municipal e a todos que se envolveram neste evento." - disse Evaldo.

Encerrando o evento o Prefeito Elmis Mannrich e o Presidente do Poder Legislativo Edson José Souza parabenizaram a Academia pela iniciativa e agradeceram pela homenagem prestada.

"Tanto Tijucas como a escritora Celina Vieira Peixoto recebem não somente esta como muitas homenagens, e por isso, parabenizo a Oficial Academia Tijuquense de Letras pela iniciativa e cumprimento os familiares da homenageada que tanto fez por nossa querida Tijucas" - disse o Prefeito Elmis.

Os selos postais comemorativos ao Sesquicentenário de Tijucas e ao Centenário de Nascimento de Celina Vieira Peixoto estarão à venda a partir da próxima semana no Casarão Gallotti, no Auto Posto Peixoto e na sede da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Tijucas).

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Junior / Vip Social - Especial PMT)