Tijucas ganha nova Praça e mais um Centro Especializado em Saúde

14/06/2013

Nesta sexta-feira, 14 de junho, dando sequência àsatividades em homenagem aos 153 anos de emancipação político-administrativa deTijucas, a Administração Municipal entregou duas novas obras à comunidade.

Em cerimônia prestigiada por um grande público, o Prefeitode Tijucas Valério Tomazi inaugurou a Praça do Sesquicentenário que fica na RuaManoel Luiz dos Santos, esquina com a Rua 13 de Novembro e também o CEO (Centrode Especialidades Odontológicas).

Durante a solenidade a Secretária Municipal de Obras,Transportes e Serviços Públicos de Tijucas, Eliane Tomaz falou a respeito doprojeto que deu origem à nova praça e ressaltou a importância de preservação dolocal.

"Tivemos o cuidado de pensar em cada detalhe desta novapraça e agora esperamos que a comunidade usufrua da melhor maneira possível,ajudando sempre a preservar este espaço que é de todos nós" - disse aSecretária.

A Praça do Sesquicentenário, alusiva aos 150 anos deTijucas, conta com diversas palmeiras, amplo espaço para caminhadas, parqueinfantil, além de uma quadra de esportes. Para uso da nova área esportiva, oPrefeito Valério Tomazi fez a entrega de duas bolas de futebol personalizadasda FME ao morador João Silveira, que na ocasião representou a comunidade dobairro.

Em seguida a Secretária Municipal de Saúde Rosicler Furtadofalou sobre o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), lembrando queatualmente Tijucas conta com 11 unidades de saúde modernas, totalmenteinformatizadas e climatizadas, além de dois centros especializados, sendo um oCEMPS e agora, o CEO.

O projeto é resultado de uma parceria entreMunicípio, Estado e Governo Federal eo tratamento oferecido será uma continuidade do trabalho realizado pela rede deatenção básica. No caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde daFamília, pelas equipes de Saúde Bucal.

Segundo aSecretária, no CEO a comunidade terá acesso a tratamentos dentários em diversasespecialidades e o encaminhamento do paciente será feito através dos profissionais da atenção básica queatendem nas unidades de saúde do Município.

"Ficamos felizespor poder integrar à rede municipal de Saúde de Tijucas mais este importantecentro especializado que com certeza trará inúmeros benefícios à nossapopulação" - disse a Secretária.

Em Tijucas a unidade ganhou o nome de MariaSílvia da Silva Longen, mais conhecida como "Dona Silvinha", pessoa querida deTijucas e que muito se destacou pelo seu trabalho na comunidade. Além de atuarcomo auxiliar de enfermagem tanto na rede de saúde pública como privada, elaainda prestou um grandioso trabalho como voluntária realizando atendimentosdomiciliares gratuitos a pessoas acamadas e a todos os pacientes quenecessitassem de seu auxílio.

O filho de DonaSilvinha, Marcos da Silva Longen, se manifestou em nome dos familiares e naoportunidade agradeceu ao Prefeito e aos vereadores pela homenagem concedida.

Logo em seguida oPrefeito Valério Tomazi fez seu pronunciamento cumprimentando a todos pelapresença e fazendo especial referência ao ex-prefeito Elmis Mannrich e aovereador e ex-secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro pela iniciativa de teriniciado tão importantes obras.

"Tijucas temavançado muito em todos os aspectos e a Praça do Sesquicentenário e o CEO sãoprovas concretas deste crescimento, em especial no atendimento à saúde de nossapopulação. Por isso ficamos imensamente honrados pela oportunidade de entregarestes dois grandes presentes ao nosso município" - disse o Prefeito.

Encerrados ospronunciamentos foi feito o descerramento das placas inaugurais acompanhado deuma grande queima de fogos. Logo depois os presentes foram convidados a conhecera estrutura interna do novo centro especializado.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)