Tijucas implanta o Projeto MENTEINOVADORA na escola

19/08/2011

O Município de Tijucas acaba de aderir ao programa MenteInovadora, da Mind Lab Brasil. Instituído pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto é apoiado na teoria da modificabilidade.

Com experiência internacional e visão pedagógica para a educação no Brasil, a proposta metodológica reúne um tripé que se complementa: os jogos educativos, a figura do professor mediador e os métodos.

O jogo convida, diverte, reúne. O mediador percebe, sugere, sensibiliza. Os métodos ensinam, ampliam, direcionam. E assim, aprender e ensinar se torna prazeroso! Muito além do conteúdo, a aprendizagem ocorre nos níveis cognitivo, social e emocional. As aulas se tornam convidativas, instigam a construção de perguntas, valorizam a diversidade e potencializam os talentos.

Em Tijucas, o Projeto Menteinovadora acontecerá primeiramente na Escola de Ensino Fundamental João Caetano para todos os alunos da Pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental e futuramente nas demais escolas municipais.

Nesta semana, entre os dias 17 e 20 de agosto, professores da escola, diretora e equipe administrativa, juntamente com a Coordenadora de Ensino Lenir Maurício Chagas e a Secretária Municipal de Educação Márcia Machado Maurício, estão reunidos na sede da Secretaria de Educação de Tijucas para receberem o curso de capacitação da Equipe Pedagógica da Mind Lab. Os encontros estão sendo realizados no período noturno para não interferir na rotina da escola.

"É muito gratificante podermos implantar um projeto como este em nosso município. Precisamos buscar alternativas para que nossos alunos tenham o prazer pelos estudos, que encontrem significado naquilo que estão aprendendo e que consequentemente melhorem no rendimento escolar e nas habilidades de interpretação e análise tão fundamentais no nosso cotidiano." - afirma a Secretária de Educação Márcia Machado Maurício.

O objetivo do Projeto é introduzir o jogo no currículo como ferramenta significativa de educação oportunizando ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas. Com a implantação do Projeto Menteinovadora na escola, a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas quer oferecer às futuras gerações a oportunidade de praticar jogos educativos e assim, maximizar o potencial de cada um tornando-as pessoas mais reflexivas, felizes e bem sucedidas.

Na próxima semana será realizada a entrega dos kits do projeto para a escola, alunos e professores, dando início assim, às atividades do programa.

REFLEXÃO MINDLAB

Quando olhamos um recém nascido, não temos a real dimensão de onde ele pode chegar. É comprovado que o ambiente, aliado à genética e outras variáveis vão apontar o caminho e interferir na evolução ou não de nossas inteligências. Portanto, saber que a inteligência se aprende não deve ser mais novidade. A novidade pode então estar não no conhecimento, mas em sua prática.

As escolas estão em processo de renascimento. Os professores estão preocupados, praticando malabarismos entre as infinitas demandas. Os pais estão assustados com a velocidade das mudanças e a oferta de estímulos. A educação está imersa em um novo tempo em que as informações não são suficientes. É preciso aprender a processar e a usar adequadamente essas informações para transformá-las em novos conhecimentos.

É neste contexto que a metodologia MENTEINOVADORA da MIND LAB BRASIL se apresenta para as escolas.

(Texto e fotos: Secretaria de Educação de Tijucas)