Tijucas participa da Primavera dos Museus 2013

25/09/2013

O Museu Tijucas, instalado no Casarão Gallotti, participou nestaterça-feira (24) da Programação da 7ª Primavera dos Museus.

A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o Ibram (InstitutoBrasileiros de Museus) e instituições museológicas de todo o país, tendo comotema deste ano "Museus, Memória e CulturaAfro-Brasileira".

O evento propõe aos museus reverberar as contribuições da África para asociedade brasileira e disseminar conhecimento e reflexão crítica sobre arealidade afrodescendente no país.

Para isso, o Museu Tijucas promoveu as apresentações do Boi de Mamão peloGrupo Folclórico Boi Vermelhinho e do Grupo de Capoeira Arte Negra de Tijucas,contando com a presença de um grande público formado por estudantes e membrosda comunidade em geral.

De acordo com o Museólogo Tiago Lessa de Miranda, "os museus queparticipam da Primavera dos Museus têm conseguido alcançar importantesresultados, entre eles, o aumento no número de visitantes, além de maiorenvolvimento com a comunidade e fortalecimento de sua imagem na sociedade" -afirma.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)