Tijucas participa de Seminário Catarinense sobre Trânsito

01/08/2011

O Diretor Municipal de Trânsito e Transportes de Tijucas, Gerson Henrique Marcelino participou na última semana em Lages do I Seminário Catarinense de Segurança no Trânsito, promovido pela Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense).

De acordo com o Diretor, o evento teve por objetivo encontrar formas de conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.

Na cerimônia de abertura estiveram autoridades locais e regionais, com destaque para o secretário de Estado da Casa Civil, Antônio Ceron, que na ocasião representou o governador Raimundo Colombo.

Ceron enfatizou que os acidentes de trânsito são considerados hoje os maiores responsáveis pela mortalidade no Brasil.

"Esse panorama precisa mudar imediatamente, mas isso só acontecerá mediante um trabalho de conscientização, como este que está sendo desenvolvido aqui hoje" - disse.

O encontro trouxe como tema principal para discussão "A década mundial de segurança no trânsito", instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta reduzir pela metade o número de mortes em decorrência de acidentes no trânsito.

A preocupação mundial com a segurança no trânsito se tornou tão grande que a Organização das Nações Unidade (ONU) resolveu declarar uma década de segurança viária. Aproveitando essa iniciativa da ONU, a Polícia Rodoviária (PRF) aproveitará para demonstrar sua preocupação com o bem estar da sociedade na preservação da vida.

"A responsabilidade de promover um trânsito mais seguro, entendida empiricamente como função exclusiva do estado, necessita passar por uma quebra de paradigmas, onde a noção de responsabilidade social transcende as ações governamentais, tornando a sociedade uma parceira do poder público no sentido de buscar um bem estar comum em relação ao trânsito" - conclui o Diretor de Trânsito e Transportes Gerson Henrique Marcelino.

(Texto e fotos: Karina Peixoto e DITRAN de Tijucas)