Tijucas participa de reunião sobre Caprinocultura

30/04/2010

O Município de Tijucas esteve representado pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas Celso Leal e pelo Presidente da Associação de Caprinocultores do Vale do Rio Tijucas, Tarcísio Della Justina em uma reunião realizada em Florianópolis na última terça-feira (27).

O encontro foi realizado no Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural Enori Barbieri e teve como tema a Inserção da Caprinocultura no setor produtivo de Santa Catarina.

De acordo com Tarcísio Della Justina, que representa os criadores de caprinos no Vale do Rio Tijucas, a preocupação é com a crescente diminuição no número de criadores e em conseqüência disso, da quantidade de animais em nossa região.

"Estamos tendo grandes perdas no setor por conta de uma bactéria que atingiu nossa região e está dizimando os melhores exemplares da espécie em Santa Catarina. É uma perda genética considerável que tem gerado grande evasão de caprinocultores." - diz o Presidente da Associação.

Segundo ele, a bactéria é bastante agressiva e tem capacidade para levar o animal à morte em aproximadamente 36 horas. Tarcísio ainda explica que a bactéria é do tipo aeróbia,ou seja, está no ar e pode ser considerada de fácil transmissão de um animal a outro.

Diante deste quadro, o pecuarista tem buscado recursos via Governo do Estado para incentivar a criação de caprinos e ao mesmo tempo, financiar projetos de pesquisa em torno de doenças como esta.

"Precisamos adotar modelo similar a outras regiões do estado que contam com parceria de universidades. Com esta integração, os estudantes podem ajudar os criadores a combater e prevenir doenças e ainda, identificar e assim, isolar áreas de fácil contaminação para que possamos evitar a proliferação de bactérias como a que tem nos atingido" - complementa.

De acordo com os representantes de Tijucas, a reunião foi positiva e na ocasião o Secretário de Estado demonstrou interesse em buscar a viabilização destas parcerias e de projetos de pesquisa relacionados ao tema.

Mais informações sobre o assunto com o Presidente da Associação de Caprinocultores do Vale do Rio Tijucas pelo telefone (48) 3263-9619.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Rafael Vieira / Assessor de Comunicação da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural)