Tijucas permanece em alerta

22/09/2013

Até segunda-feira (23) quando será encerrado o período demaior preocupação por parte da Defesa Civil Estadual, o Município de Tijucascontinuará em alerta, com equipes atuando em regime de plantão por conta dasprevisões climáticas que indicam possibilidade de alagamentos.

De acordo com a Comissão Municipal de Defesa Civil deTijucas, somente em nosso município, o acumulado de chuvas foi de 136mm nasúltimas 72 horas. O índice está entre os maiores da Grande Florianópolis,segundo quadro demonstrativo divulgado pela Epagri/Ciram.

Na última madrugada o nível do rio Tijucas chegou a 2,50m,sendo que o limite é de pouco mais de 2,70m. Já pela manhã o nível baixou para2,30m e a tendência é que essa oscilação se mantenha ao longo do dia, lembrandoque a maior preocupação é relacionada ao período da maré, que ocorrerá porvolta das 15h30.

Segundo Alissandro Monteiro, da Comissão Municipal de DefesaCivil de Tijucas, "neste horário o Rio Tijucas terá um pico de maré de aproximadamenteum metro, o que refletirá em torno de 60 a 80cm no nível do rio" - explica.

O que tem tranqüilizado a Comissão Municipal, no entanto, éa boa vazão das águas do rio e a melhor capacidade de escoamento das ruas.

"Mesmo assim temos que estar prevenidos e atentos já queainda existe possibilidade de alguns alagamentos, principalmente em pontos dacidade que já possuem este histórico" - afirma a Presidente da Comissão, SheilaDias.

O trabalho de vistoria na cidade continua sendo feito peloPrefeito Valério Tomazi e pela equipe da Comissão Municipal, e se estenderá portodo o domingo (22).

Além de acompanhar as medições locais, a equipe de Tijucastambém mantém uma rede de informação composta pelo COMDEC de Nova Trento e deItapema, pela COREDEC do Vale do Itajaí e Brusque e ainda, com a Auto PistaLitoral Sul e contato direto com Epagri/Ciram e Defesa Civil de Santa Catarina.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil de Tijucaspelo telefone (48) 9915-0311.

Confira também a relação de localidades e ruas sujeitas aalagamentos: LOCALIDADES E RUAS QUE EXIGEM ATENÇÃO REDOBRADA EM TIJUCAS

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O Prefeito Valério Tomazi e o Diretor do Samae de Tijucas, Wilson Bernardo de Souza, estão acompanhando de perto as condições da adutora que fica próxima à Ponte da Itinga e é responsável pelo abastecimento de água tratada ao município. Segundo o Diretor do Samae, a situação está sob controle no momento, mas diante da possibilidade de elevação do nível do rio e também, por conta da velocidade em que as águas do rio estão fluindo, não se descarta o risco de rompimento da rede.

"Por isso, apenas como forma de prevenção, orientamos a população a economizar água, mantendo uma certa reserva ao longo do dia para evitar maiores transtornos caso sejamos surpreendidos por algum rompimento na adutora" - explica o Prefeito.

(Texto e fotos: Karina Peixoto | Planilhas: Comissão de Defesa Civil de Tijucas)