Tijucas pode ganhar Aeroporto Internacional

19/01/2012

O Prefeito em exercício Luiz Rogério da Silva, o Rogerinho, esteve em Brasília nesta quarta-feira (18) para participar de uma reunião com a Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Internacionais do Governo Federal.

O encontro foi realizado com Prefeitos de toda a região do Vale do Rio Tijucas e da Grande Florianópolis e teve como tema principal a discussão de um projeto que prevê a implantação de um aeroporto internacional no Município de Tijucas.

De acordo com o Prefeito em exercício, as autoridades presentes repassaram à Ministra a preocupação com o atendimento da demanda da região que ainda depende, em grande parte, do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

"O Hercílio Luz pode até receber recursos para modernização e ampliação, mas o grave problema de acesso ao terminal vai permanecer"- diz Rogerinho em acordo com os demais Prefeitos.

Segundo ele, o Prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi relatou aos colegas e à Ministra sua dificuldade de acesso ao aeroporto da capital e afirmou que para ir a Brasilia tem se dirigido ao Aeroporto de Curitiba. "Perco mais tempo na viagem de Gaspar a Florianópolis do que indo direto a Curitiba, onde não enfrento filas nas rodovias e nem mesmo no terminal" - afirmou o Prefeito.

Rogerinho ainda afirma que a iniciativa vem sendo estudada há tempo pelo Prefeito Elmis Mannrich, que teve que manter sigilo sobre o projeto até então.

"O Prefeito Elmis é um dos principais entusiastas desse projeto, até porque sabe que Tijucas tem muito a ganhar com a vinda dessa grandiosa obra. Assim como ele, os demais prefeitos concordam com a implantação do aeroporto em nosso município por considerarem que aqui temos uma geografia perfeita para tal, e ainda, a facilidade de acesso por conta da proximidade com a BR 101" - complementa Rogerinho.

Pelo projeto, o terminal que terá movimentação de cargas e passageiros, será instalado na localidade de Morretes, às margens da rodovia federal e na divisa com o Município de Governador Celso Ramos.

"Ainda é apenas uma ideia, uma semente lançada, mas o importante é que o projeto esteja sendo discutido e que receba o apoio das autoridades da região, como já vem acontecendo." - conclui o Prefeito em exercício.

Os próximos encaminhamentos em torno do projeto incluem nova reunião com os Prefeitos envolvidos e também com o Governo do Estado de Santa Catarina.

PREFEITO TAMBÉM VISITA ANTT

Entre os compromissos cumpridos na capital federal, também estava na agenda do Prefeito em exercício Rogerinho uma visita à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Lá ele reivindicou melhorias ao Gerente de Engenharia e Investimentos em Rodovias da agência, Deuzedir Martins. Entre os problemas apresentados, destaque para o descaso da concessionária Autopista Litoral Sul com relação às condições das rodovias da região e em especial, das marginais da BR 101 que dão acesso a Tijucas. Além de diversos buracos, as vias apresentam problemas de sinalização e má conservação.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Dayane Nunes / SRI/ Governo Federal)