Tijucas presta homenagem à Pátria em grande Desfile Cívico

08/09/2010

Escolas e entidades de Tijucas prestaram sua homenagem à Pátria neste 7 de Setembro, dia em que o Brasil comemora sua independência.

Um grande desfile cívico foi realizado na Rua Coronel Buchelle, principal rua da cidade para celebrar a data. A abertura foi feita na Praça Nereu Ramos com a presença do Prefeito Elmis Mannrich, da Secretária de Educação Márcia Machado Maurício e demais autoridades, entre elas, o Comandante da Polícia Militar de Tijucas, Major Renato Moacir Bento, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Tijucas Capitão Ricardo José Steil e os Vereadores Fernando Fagundes, Valério Tomazi e Oscar Luiz Lopes.

A cerimônia contou com homenagem prestada pela estudante Victória Neves Baixo, da 5ª série do CNEC (Colégio Cenecista Benjamin Gallotti). A aluna apresentou a poesia "A Pátria", de Olavo Bilac, acompanhada pelo músico Luciano da Costa.
Em seguida o Prefeito Elmis Mannrich e a Secretária de Educação se pronunciaram, abrindo oficialmente o desfile que contou com 18 representações, entre escolas e entidades.

Segundo ele, é sempre motivo de muito orgulho e alegria abrir o Desfile Cívico de 7 de setembro em nosso município, já que se trata de um evento tradicional, importante e que sempre conta com a participação de nossa comunidade. "Esse é o diferencial de Tijucas: poder contar sempre com o envolvimento e a participação popular em momentos especiais como este, ainda mais neste ano em que comemoramos 150 anos de emancipação político-administrativa de nosso querido município" - disse.

Com o tema "O Brasil que sonhamos, o Brasil que queremos", o desfile trouxe para as ruas de Tijucas uma reflexão sobre os destinos do país e sobre aspectos que merecem nossa atenção, entre eles, o combate à violência, a importância da escolha profissional, a preservação do meio ambiente e a propagação da paz.

Ao final do desfile os participantes receberam lanche na Secretaria da Educação, composto pelo tradicional e aguardado pão com laranjinha, encerrando assim a Semana da Pátria 2010.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)