Tijucas promove ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS

27/11/2012

Diversas ações deorientação e prevenção estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal deSaúde de Tijucas como forma de valorizar o Dia Mundial de Combate à AIDS.

A data, celebrada nodia 1º de dezembro, merece atenção especial de todos tendo em vista a importânciade orientar a população sobre as formas de prevenção às doenças sexualmentetransmissíveis, entre elas, a AIDS.

Para isso, a Vigilânciaem Saúde, equipes da Estratégia de Saúde da Família e integrantes do ProgramaDST/HIV/AIDS de Tijucas estão atuando durante toda esta semana nas UnidadesBásicas de Saúde, escolas e pontos estratégicos da cidade a fim de orientar acomunidade, baseados na campanha deste ano que tem como tema "FIQUE SABENDO".

"Nossa preocupação érepassar orientações quanto à prevenção, ou seja, recomendar o uso de métodospreventivos e com isso evitar a infecção pelo vírus. Para isso incentivamos ouso da camisinha tanto masculina como feminina, que além de proteger da AIDS,também evita a contaminação por outras DST"s (doenças sexualmentetransmissíveis), já que a relação sexual ainda aparece como principal meio decontaminação" - explica a Coordenadora da Vigilância em Saúde Andréa Agripo.

Entre as ações,destaque para palestras voltadas a alunos de quinta a oitava séries em parceriacom o SESC Ler e que estão sendo realizadas em escolas estaduais e particularesdo município. Orientações especiais também estão sendo repassadas aosportadores do vírus HIV no momento da realização de exames de rotina.

Já no sábado, 1° dedezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, as equipes estarão atuando demaneira conjunta no pátio do Hipermercado Koch orientando as pessoas sobre aprevenção das DST"s e HIV/AIDS.

MONUMENTOS TAMBÉMPARTICIPAM DA CAMPANHA

Além de todo estetrabalho de orientação, Tijucas também aderiu ao convite da Campanha LaçoVermelho promovida pela UNAIDS, Associação Brasileira de Municípios (ABM) eMinistério da Saúde, que visa a colocação de um Laço Vermelho em um monumentoda cidade entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro.

Em Tijucas o monumentoescolhido foi o Dinossauro, que fica na Praça Henrique Ternes, no centro dacidade. Nesta iniciativa, ele usa no pescoço uma fita vermelha - símbolo dacampanha.

Mais informações sobrea Campanha e sobre as doenças sexualmente transmissíveis na Vigilância em Saúdeque funciona na Unidade de Saúde Dona Calina, no bairro Praça e atende pelotelefone (48) 3263-4452.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Vigilância em Saúde)