Temporariamente indisponível
28/06/2013
Durantetoda esta quinta-feira (27) profissionais da educação de Tijucas estiveramreunidos no Anfiteatro Leda Regina de Souza para discutir e sugerir propostasde melhoria à educação do país.
Trata-seda etapa municipal preparatória para a CONAE 2014 (Conferência Nacional deEducação) que tem como tema central: O Plano Nacional de Educação (PNE) naArticulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): participação popular,cooperação federativa e regime de colaboração.
O evento érealizado pela Secretaria Municipal de Educação e também pelo Fórum Municipal deEducação -órgãode caráter permanente instituído pelo decreto n° 799/2013 e que tem por finalidade coordenar aConferência Municipal de Educação, acompanhar e avaliar a implementação de suasdeliberações, bem como, promover as articulações necessárias entre os Fóruns: Estaduale Nacional de Educação. Além disso, também acompanha e avalia a implementaçãodo Plano Municipal de Educação.
No Estado de Santa Catarina o Fórum Estadual de Educação, deliberou queo dia 24 de abril de 2013 seria a data em que todas as escolas (federais,estaduais, municipais, ou privadas) realizariam a CONAE na escola. Tijucas comoos demais municípios do Estado também realizou a mobilização nas escolas, cujoobjetivo era de criar o primeiro espaço de discussão coletiva e a participaçãoefetiva na formulação de propostas para as políticas públicas educacionais.
O trabalho teve continuidade nestaquinta-feira (27) durante a etapa municipal daCONAE, pela qual os conferencistaspuderam ler e discutir as proposições do documento referência eelaborar propostas que serão levadas à CONAE regional pelos seusrepresentantes.
Para isso o Fórum Municipal de Tijucas optoupor discutir dois dos sete eixos principais:
I - O Plano Nacional de Educação e o SistemaNacional de Educação: organização e regulação: e o
IV - Qualidade da educação: democratização doacesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Além de discussão sobre o documento referência,o evento também contou com a eleição dos delegados que irão representar Tijucasna próxima etapa da conferência. A CONAE regional também será realizada emTijucas e já está agendada para o mês de agosto deste ano.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL CONTOU COM IMPORTANTESPRESENÇAS
Além da SecretáriaMunicipal de Educação, que atua também como Coordenadora do Fórum Municipal emTijucas, Lorena de Oliveira Silva, também se fizeram presentes na cerimônia deabertura o Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, o Presidente do PoderLegislativo de Tijucas, Luiz Rogério da Silva, a Secretária Adjunta de Estadoda Educação de Santa Catarina e também Coordenadora do Fórum Estadual deEducação em SC, Elza Marina da Silva Moretto e o Gerente de Educação da SDRBrusque Moacir Merizio.
A Representante daUnião Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Darli de Amorim Zunino e aPresidente do Conselho Municipal de Educação de Tijucas, Lenir Maurício Chagastambém compuseram a mesa de honra ao lado de representantes dos estudantes, dospais de alunos e dos gestores em educação do Município.
Já comopalestrante, Tijucas contou com a importante presença da Diretora de PolíticasPúblicas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SECADI, do Ministérioda Educação, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro.
Além de professorae ex-reitora da PUC de Goiás, Clélia também atuou como Presidente do ConselhoNacional de Educação no período de 2008 a 2010. Segundo ela, Tijucas foi oúnico município do Brasil a contar com sua presença nos eventos municipaispreparatórios da CONAE.
Em sua fala elatrouxe dados e questionamentos que levaram à reflexão por parte dosprofissionais em educação de Tijucas sobre a educação que temos e qual educaçãoqueremos.
"Precisamos tratara educação como um direito de todos, oferecida com qualidade, de forma gratuitae laica. Este é o nosso grande desafio" - disse a especialista.
APRESENTAÇÕESCULTURAIS GANHAM DESTAQUE
Durante a solenidade oficial de abertura da Conferência,Tijucas brindou os participantes do evento com a apresentação do estudanteTiago Reinert, do CAU, o qual interpretou o Hino Nacional Brasileiroacompanhado do músico e professor, Emerson Leal.
Em seguida o Grupo Boi Vermelhinho, projeto da UNIVALI emparceria com a Administração Municipal, apresentou a tradicional brincadeira doBoi-de-mamão.
As duas apresentações encantaram as autoridades e tanto oGoverno do Estado quanto a representante do Governo Federal demonstraram grandeinteresse em levar estes números para a conferência nacional que ocorrerá emBrasília no ano que vem.
"Talentos como estes, típicos de nossa região e tão bemconduzidos como os que vimos aqui hoje merecem ser conhecidos pelo grandepúblico" - disse a Coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Elza Marina daSilva Moretto.
"Tijucas está de parabéns pelas suas apresentações e pelaforma como nos recepcionou nesta manhã" - complementou a Coordenadora.
.
(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil