Tijucas realiza 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil

08/12/2009

Será realizada nesta quarta-feira (09) em Tijucas, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil. O evento tem por objetivo avaliar a situação da Defesa Civil de acordo com os princípios do Sistema Nacional e busca definir diretrizes para a reorganização deste sistema em todo país, com ênfase na Prevenção e Assistência Humanitária como política de Estado para desenvolvimento social.

Além disso, o evento,que é aberto ao público, também visa fortalecer a participação social no planejamento, gestão e operação do SINDEC (Sistema Nacional de Defesa Civil).

Dividida em três eixos, a Conferência abordará o tema: "Prevenção e assistência Humanitária: fundamentos para a Organização da Defesa Civil Brasileira". Depois de discutir o assunto o grupo participante da conferência apresentará propostas que depois serão levadas a uma etapa estadual e finalmente, para a Conferência Nacional.

Também neste evento será feita a eleição dos delegados que representarão Tijucas na Conferência Estadual.

"Queremos que a comunidade participe ativamente dessas propostas, afinal, é o nosso futuro que está sendo decidido" - afirma Sheila Dias Machado, Presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil de Tijucas.

Ela também afirma que por conta de episódios ocorridos no ano passado e também neste ano, a Defesa Civil de Tijucas está bastante organizada e já possui planejamento para casos de atendimento emergencial à população caso ocorram eventos naturais.

"Nosso município está todo mapeado e por isso sabemos os locais de maior risco, como ter acesso em casos de emergência e até mesmo com quem manter contato nestas regiões em situações de risco. Tudo isto já facilita em muito o planejamento de nossas ações enquanto Defesa Civil." - afirma Sheila.

O evento é aberto à comunidade e terá início às 13h30m desta quarta-feira, dia 9, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, no centro de Tijucas.

(Texto: Karina Peixoto | Imagem: Defesa Civil Tijucas)