Tijucas recebe Técnicos do Ministério da Saúde

23/08/2011

Técnicos do Ministério da Saúde estão em Tijucas durante todo o dia de hoje, nas dependências do Salão de eventos da ADEC, capacitando servidores para implantação do Projeto QualiDia , projeto este voltado à Educação em Saúde. O objetivo é capacitar profissionais de saúde no atendimento aos portadores de diabetes tipo 2 e permitir que ensinem seus pacientes no controle da doença por meio de alimentação adequada e medição diária da glicose. Com isso, tem-se como meta garantir a melhoria da qualidade de vida dos portadores.

O QualiDia foi lançado no dia 20 de julho em Brasília e contou com a participação do Secretário de Saúde, Sérgio Murilo Cordeiro e da Enfermeira Caroline Fabre Lueneberg. O projeto conta com a participação de 10 municípios brasileiros que foram selecionados pelo Ministério da Saúde: Ilha de Itamaracá/PE, São Lourenço da Mata/PE, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Rio Bonito/RJ, Silva Jardim/RJ, Anchieta/ES, Antonio Carlos/SC, Florianópolis/SC e Tijuca/SC.

Segundo Sérgio Cordeiro, os participantes da capacitação serão sensibilizados sobre o impacto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na gestão da saúde no Brasil. "O tema é uma preocupação mundial e está na pauta da Assembléia Geral de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em setembro em Nova Iorque (EUA). O Brasil conta hoje com aproximadamente 11 milhões de diabéticos", destacou o Secretário.

Para o Diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, o QualiDia ajudará a definir tecnologias de atendimento para prevenir o avanço de doenças. "Temos um modelo de atendimento tradicional e é preciso desenvolver novas técnicas para prevenção da diabetes. O importante é entender o tipo de atenção básica que precisamos oferecer para cada paciente. O QualiDia busca justamente trazer uma nova ferramenta de atuação focado no autocuidado, em que o próprio paciente terá mais autonomia para controlar a doença", afirma.

A Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Enfermeira Caroline Fabre Lueneberg, destacou que o projeto foi elaborado para fortalecer e expandir as ações do SUS para educação em saúde voltadas para o autocuidado, mobilização comunitária, avaliação contínua e implementação da melhoria da gestão do cuidado em diabetes tipo 2. "Para isso, profissionais de saúde serão capacitados para atender aos portadores de diabetes tipo 2 e ensiná-los a controlar a doença por meio de alimentação adequada e medição diária da glicose, visando garantir a melhoria da qualidade de vida dos portadores", frisou Caroline.

A prevenção, o monitoramento e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus, é uma das prioridades do governo brasileiro. O QualiDia está inserido no conjunto das ações e parcerias desenvolvidas no Ano da França no Brasil, e para sua execução foi celebrado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

Ainda no dia de hoje (23) os Técnicos do Ministério da Saúde visitarão o Centro Municipal de Promoção à Saúde (CEMPS), que já é destaque de Promoção à Saúde na ótica do Ministério, tendo recebido gestores e profissionais de Saúde de diversos municípios em busca do modelo aqui implantado pela Administração do Prefeito Elmis Mannrich.

Confira mais fotos em nosso álbum.

(Texto e fotos: Secretaria da Saúde de Tijucas)