Tijucas recebe aparelho para exames de mamografia

12/09/2013

O Prefeito de Tijucas, ValérioTomazi, e a Secretária Municipal de Saúde, Rosicler Furtado estiveram noHospital São José nesta quinta-feira (12) para acompanhar a chegada de um Aparelhode Raio-x para exames de Mamografia.

O equipamento foi solicitado peloPrefeito de Tijucas ao Governo do Estado no mês de janeiro deste ano. A vindado aparelho é resultado de um termo de cessão de uso firmado entre a Secretariade Estado da Saúde e o Município de Tijucas com vigência de 10 anos.

Pelo termo firmado, o Municípiode Tijucas terá o aparelho instalado nas dependências do Hospital São José parauso exclusivo de pacientes do SUS.

A Diretora Administrativa doHospital, Irmã Lucenira Hillescheim, acompanhou a entrega e afirmou que assimque possível fará as adaptações necessárias para instalação do equipamento naunidade.

"Agora temos queprovidenciar um local especifico para instalação do aparelho e em seguidasolicitar os laudos técnicos autorizando o uso do equipamento. Somente depoisdestes passos é que poderemos iniciar o uso do mamógrafo" - explicou a Irmã.

A Secretária Municipal de Saúde,Rosicler Furtado comemora a vinda do aparelho já que atualmente as pacientes deTijucas que precisam deste exame têm que se deslocar até a capital.

"Atualmente realizamos umamédia de 80 exames de mamografia por mês em Florianópolis e com a vinda desteaparelho os exames passarão a ser feitos aqui mesmo, em Tijucas. Além disso,esta medida também poderá beneficiar os demais municípios da região que tambémprecisam levar seus pacientes à capital para realização destes exames" -explica.

Para isso, os municípios daregião precisam solicitar a transferência do PPI (Programa de PactuaçãoIntegrada), passando a execução deste serviço para Tijucas.

O Prefeito Valério Tomazi tambémcomentou a respeito da solicitação atendida.

"Estamos felizes, afinal,trata-se de mais uma importante conquista para Tijucas e que trará reflexos paratoda a região" - afirma.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos:Anderson de Castro)