Tijucas recebe homenagem por preservar a tradição da Festa do Divino

20/09/2011

A Assembléia Legislativa foi palco na noite dessa segunda-feira, dia 19, de uma solenidade emocionante que prega a preservação da Festa do Divino, uma demonstração típica da cultura e religiosidade catarinense presente em mais de 50 municípios do litoral de Santa Catarina.

Com os trajes típicos da época imperial portuguesa, carregando as coroas e portando as bandeiras, os casais de festeiros atraíram a atenção dos presentes na sessão solene, que teve como presidente a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB). As coroas e as bandeiras foram expostas juntamente com a bandeira de Santa Catarina ao lado da mesa das autoridades.

A solenidade foi uma homenagem proposta pela deputada Dirce e pelo deputado Marcos Vieira (PSDB) e contou com a participação dos prefeitos de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, Biguaçu, José Castelo Dechamps, de Garopaba, Luiz Nestor, de Santo Amaro da Imperatriz, Édesio Justen, de Tijucas, Elmis Mannrich, entre outras autoridades presentes.

Ainda foram homenageados os municípios de Florianópolis, Governador Celso Ramos, Paulo Lopes e São José. Todos foram agraciados com uma placa de agradecimento e de reconhecimento pelo apoio e pela preservação da Festa do Divino.

O livro Caminhos do Divino, de autoria da professora e historiadora Lélia Pereira da Silva Nunes, também foi entregue aos presentes. O evento contou ainda com a participação de festeiros e imperadores de várias comunidades.

Com mais de 200 anos em Santa Catarina, a Festa do Divino é uma tradicional festa do folclore brasileiro, uma mistura de manifestações religiosas e profanas.

Essa manifestação, que tem origem em Portugal no século 14, é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos.

A tradição da Festa do Divino se mantém viva ainda hoje em vários Estados brasileiros, como Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Minas Gerais, entre outros. "Queremos com essa homenagem reafirmar a importância e visibilidade que essa festa tem em nossa cultura, já que envolve e integra as famílias catarinenses em sua realização", observa a deputada Dirce Heiderscheidt.

(Texto: Valquíria Guimarães (ALESC) | Fotos: ALESC)