Tijucas recebe nova visita do Ônibus do Hemosc

01/04/2009

O ônibus do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) estará no pátio do Hipermercado Koch a partir das 8h da manhã desta quinta-feira (02).

O objetivo é atender os moradores de Tijucas que estiverem em condições e dispostos a doar sangue. Pela manhã serão distribuídas 50 senhas das 8h às 11h30m e outras 50 senhas serão entregues aos voluntários à tarde, no horário das 13h30m às 16h30m.

O Hemosc conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas, que tem contribuído inclusive com a divulgação da vinda do Hemosc. Em entrevista à imprensa local, o Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro afirmou que "este é um ato de solidariedade e deve ser feito por todos aqueles que podem, afinal, doar sangue não dói e faz bem." - disse o Secretário.

Os interessados são recebidos pela equipe do Hemosc e passam por uma pequena triagem para avaliar se estão em condições de fazer a doação. No entanto, é bom estar atento em alguns quesitos para ser um doador. Confira as características no quadro abaixo:

à Quem pode doar

* Podem doar sangue todas as pessoas que:

* Estejam documentadas (com carteira de identidade ou outro documento equivalente);

* Tenham boas condições de saúde;

* Tenham entre 18 e 60 anos;

* Pesem, no mínimo, 50 quilos;

* Não tenham ingerido bebidas alcóolicas nas 24 horas que antecedem a doação;

* Tenham dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas;

* Não sejam usuários de drogas;

* Não tenham múltiplos parceiros;

* Não tenham doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal ou epilepsia;

* Nunca tenham tido doenças de chagas ou malária;

* Não tenham contraído sífilis, hepatite e não tenham tido contato com o inseto barbeiro.