Tijucas reclama à Autopista mudanças no marco quilométrico da BR 101

17/08/2009

Representantes da Concessionária Autopista Litoral Sul estiveram nesta segunda-feira (17) na Prefeitura Municipal de Tijucas para uma reunião no Gabinete do Prefeito em exercício Luiz Rogério da Silva.
Argemiro Caetano, Diretor Financeiro e Adriano Pelek, Coordenador de Controladoria da Concessionária vieram como representantes da empresa para a reunião que vinha sendo solicitada pela Prefeitura de Tijucas há mais de dois meses.

O objetivo foi discutir a situação de empresas instaladas às margens da BR 101 e que agora sofrem com uma mudança no marco quilométrico da rodovia, ou seja, alterações no número do quilômetro onde estes estabelecimentos estão instalados.

De acordo com José Antônio Camargo, do Setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal, o ponto que fica em frente à Cerâmica Portobello, por exemplo, sofreu alteração de Km 163 para Km 164. A mudança gera uma série de transtornos contábeis em termos de contrato social e até mesmo para efeito de cadastros e entrega de correspondências.

A alteração, de acordo com Argemiro Caetano, foi uma imposição da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) "e por isso, teve que ser seguida pela concessionária" - disse. Ele ainda afirmou que a solução para o problema não está vinculado ao seu setor e sugeriu o agendamento de uma reunião com o Responsável pelo Departamento de Engenharia da Autopista Litoral Sul, Engenheiro Fernando Araújo. Camargo, no entanto, respondeu que "A Prefeitura Municipal de Tijucas já tentou marcar este encontro por diversas vezes, mas as reuniões que haviam sido agendadas foram canceladas pelo próprio engenheiro."

Tendo em vista a situação crítica do município, Argemiro se comprometeu a agendar este encontro com o Departamento de Engenharia, e ficou de dar retorno à Prefeitura de Tijucas ainda nesta segunda-feira (17).

Durante o encontro o Prefeito em exercício Luiz Rogério da Silva também aproveitou para fazer outras considerações à Autopista Litoral Sul, reivindicando maior atenção ao nosso município, tendo em vista que até hoje Tijucas é um dos únicos municípios que ainda não recebeu as obras complementares nas marginais da rodovia, nem mesmo teve resolvidos outros graves problemas de acesso à cidade. O Prefeito se referiu ao caso dos moradores de Morretes que para ter acesso à localidade precisam fazer um retorno na BR 101 depois de vários quilômetros percorridos e também falou sobre o bairro Sul do Rio que conta apenas com um retorno em cima da pista, ocasionando diversos acidentes, quando na verdade poderia ser utilizada uma passagem de nível sob a Ponte de Tijucas.

"Não temos como resolver os problemas de acesso destes bairros e nem podemos melhorar nosso trevo de entrada ao município que, sinceramente está vergonhoso, porque a Autopista não permite obras nestes locais. Portanto, pedimos mais uma vez à Autopista Litoral Sul que dê a devida atenção ao nosso município contemplando nossa comunidade com as obras necessárias e fazendo ao menos o mínimo do que se comprometeu ao ganhar a concessão da rodovia. Espero que vocês considerem a importância de nosso município que, além de tudo é uma porta de entrada para o Vale do Rio Tijucas, servindo de acesso a municípios de grande importância econômica e turística." - afirmou o Prefeito em exercício Rogerinho.

Também participaram do encontro, o Secretário de Administração Leonardo Matioda, a Secretária de Finanças Rosângela Leal da Veiga, a Diretora de Comunicação da Prefeitura Karina Peixoto, o Presidente da Associação dos Contabilistas do Vale do Rio Tijucas Antônio Cantalício Serpa e o Presidente da ACIT José Carlos de Souza.

(Texto e Fotos: Karina Peixoto)