Tijucas se prepara para Dia D contra a Dengue

16/11/2011

A Secretaria Municipal de Saúdede Tijucas, através do Programa de Combate à Dengue, trabalha constantemente naprevenção de focos e eliminação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite doençascomo Dengue e Febre Amarela.

Mesmo ocorrendo de forma rotineira, as ações se intensificamnesta semana, em especial no dia 19 de novembro, quando todo o país celebra oDia D contra a doença.

Para isso, uma importante atividade será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, dia 16 em Tijucas. A intenção é capacitar os agentes comunitários de saúde para que levem a informação correta à população sobre pontos vulneráveis à proliferação do mosquito e, ao mesmo tempo, orientando sobre as formas de prevenção da doença. O treinamento será realizado na Unidade de Saúde Dona Calina, no bairro Praça.

Já no dia 18 de novembro, vésperado dia D de combate à doença, o Programa de Prevenção à Dengue estará fazendopanfletagem nos bairros Joáia, Centro e Praça repassando para a população orientações gerais de prevenção.

De acordo com o Departamento deVigilância em Saúde de Tijucas, mesmo com toda adivulgação em torno do tema, ainda há locais apropriados para a criação domosquito na cidade.

"É preciso que as pessoas se conscientizem de que a Dengueexiste e que ela pode estar no pneu abandonado, no lixo armazenado de maneira incorretaou até mesmo nos vasos de plantas. Por isso é necessário que todos saibam desuas responsabilidades no sentido de manter caixas d"água bem cobertas, sacosde lixo bem fechados e fora do alcance dos animais até o recolhimento peloserviço de limpeza urbana, bem como, jogar nolixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas,copos, garrafas vazias e outros" - afirma Andréa Agripo, Coordenadora doDepartamento.

Sobre ocuidado com as plantas, Andréa ainda orienta que "no pratinho colocado sob osvasos deve-se substituir a água por areia, enchendo até a borda ou trocar aágua uma vez por semana. Já no caso das bromélias a água deve ser substituidaduas vezes na semana através de jatos d"água" - complementa.

PROBLEMA SE INTENSIFICA NO VERÃO

No verão, com o calor e as chuvasfreqüentes, o ciclo reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduzcom maior velocidade. Isso explica o aumento de casos de dengue nesta estaçãodo ano.

Porconta disso, os Agentes de Combate às Endemias atuam com maior rigor no sentidode evitar a proliferação do mosquito, mas para isso, precisam contar sempre coma ajuda da população. Por isso é importante que a população permita a entradados Agentes de Combate às Endemias em suas casas para receberem orientação sobre como evitar e eliminar locais que possam ser criadouros domosquito da dengue.

Para saber mais informações sobre a Dengue e também sobre o trabalhodesenvolvido em Tijucas, entre em contato com a Vigilância em Saúde, na Unidadede Saúde Dona Calina, no bairro Praça ou pelo telefone (48) 3263-4452.

(Nas fotos você confere o trabalho de rotina da Equipe da Vigilância, responsável pelo Programa de Combate à Dengue).

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)