AVC será tema de Semana Municipal

16/07/2009

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar durante toda esta semana um trabalho de orientação sobre o AVC (Acidente Vascular Cerebral) nas salas de espera de todas as Unidades de Saúde do Município de Tijucas.

A iniciativa atende à Lei número 2086/2007, que institui a Semana Tijuquense para Conscientização e Apoio aos Portadores de Acidente Vascular Cerebral, devendo ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 21 de julho.

De acordo com estudos científicos, o popular derrame (denominação dada pelos leigos) é apenas um dos tipos dessas lesões ao cérebro. O AVC pode ser do tipo hemorrágico, que é aquele em que um vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta do cérebro; e também pode ser esquêmico, que representa 80% dos casos. Nesse tipo de AVC acontece algo parecido ao que ocorre no coração dos infartados: uma obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região.

Tanto em um tipo como no outro, o resultado do Acidente Vascular Cerebral é o mesmo: as células da área afetada morrem, causando diversas seqüelas. Entre as conseqüências, estão a possibilidade de paralisia e fraqueza, distúrbios de comunicação (fala, capacidade de compreensão), além de prejuízos aos sentidos, raciocínio, emoções e memória.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os principais fatores de risco, estão: hipertensão arterial, doenças cardíacas, colesterol alto, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, diabetes, obesidade, e até mesmo a idade, que quanto mais avançada, maior é a probabilidade de ocorrência do AVC.

A Semana Tijuquense para Conscientização e Apoio aos Portadores de Acidente Vascular Cerebral acontecerá de 21 a 24 de julho em todas as unidades de saúde do município.

(Texto: Karina Peixoto | Imagem: ilustrativa)