Tijucas sedia encontro sobre Municipalização do Ensino Fundamental

29/09/2011

O Município de Tijucas foi sede nesta quinta-feira (29) deuma reunião organizada pela Secretaria Estadual de Educação.

Foram convidados para o evento Prefeitos, Secretários Municipaisde Educação e representantes de associações dos Municípios e demais órgãosligados à educação nas regiões da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

O Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich foi o anfitrião do encontro quecontou ainda com a presença do Secretário de Estado de Educação Marco Tebaldi edo Coordenador do Projeto de Municipalização do Ensino, Paulo Santana.

Também se fizeram presentes a Secretária de DesenvolvimentoRegional de Brusque Sandra Regina Eccel, a Gerente Regional de Educação da SDRBrusque Maria Goretti Hang, o Assessor da FECAM Antão Antônio David e a SecretáriaMunicipal de Educação de Tijucas, Lorena de Oliveira Silva.

Em sua manifestação o Secretário de Estado Marco Tebaldiressaltou que as mudanças propostas pelo Governo são tendências para a Educaçãoem todo o Brasil.

"Se comparados aos demais estados brasileiros, SantaCatarina está muito evoluído em termos de educação. No entanto, em comparaçãocom outros países do mundo que servem de exemplo na formação educacional,estamos muito aquém. Para mudar esta realidade a tendência é aderirmos àeducação em tempo integral. Esse é, com certeza, o caminho mais provável a seradotado em todo o país em um futuro breve" - disse.

O Secretário ainda afirmou que é preciso unificar as redesde ensino e, com isso, acredita ser possível conquistar um aumento no volume derecursos repassados aos municípios.

Depois da fala do Secretário, o Coordenador do Projeto deMunicipalização, Paulo Santana, passou a apresentar as diretrizes do Caderno deEncargos para Implantação do Programa de Parceria Educacional Estado-Municípiopara atendimento ao Ensino Fundamental.

Logo em seguida o Coordenador e o Secretário de Estadoresponderam a inúmeras perguntas dos Secretários Municipais e Assessores,preocupados com mais esta responsabilidade que está sendo proposta aosmunicípios.

Para definir a implantação ou não da mudança, a Secretariade Estado da Educação está promovendo eventos de discussão como este em todasas regiões do estado.

"Não devemos divergir sobre os rumos da educação, mas sim,convergir para um padrão adequado de ensino em nosso estado" - concluiuTebaldi.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Karolina Krucinski)