Tijucas sedia reunião sobre Turismo

11/02/2010

Prefeitos, Secretários Municipais de Turismo e pessoas ligadas ao setor na região do Vale Europeu estiveram em Tijucas nesta quinta-feira (11) para uma reunião no Casarão Gallotti.

O evento foi promovido pela Gerência de Políticas de Turismo do Estado de Santa Catarina em conjunto com a ADRVALE (Agência de Desenvolvimento Regional do Vale).

Entre os assuntos abordados, destaque para o 1º Salão Catarinense de Turismo, a participação dos municípios na Rota Vale Mais e como alinhar projetos, ações e eventos turísticos de maneira integrada.

As orientações foram repassadas pela Professora Elisa Wypes Sant"Ana de Liz, que é Gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina.

Ela apresentou aos presentes os módulos operacionais para regionalização do turismo, destacou a importância de uma gestão descentralizada e citou ações do Plano Estratégico Regional de Turismo no Vale Europeu.

Ao falar sobre o 1º Salão do Turismo - Roteiros de Santa Catarina, Profª Elisa explicou que o evento tem por objetivo reunir o que há de melhor no estado em termos de turismo para que depois seja apresentado no Salão Brasileiro que está previsto para ocorrer no mês de maio em São Paulo.

"Precisamos mostrar que Santa Catarina tem muito mais do que sol e mar. Temos belíssimas praias, mas também podemos atrair turistas para nosso estado em outras épocas e não somente no verão" - afirmou a Profª Elisa.

Para isso, diversas reuniões, a exemplo desta que ocorreu em Tijucas, estão sendo realizadas em todas as instâncias de governança no estado. Com esta iniciativa, pretende-se retirar de cada região o que há de mais relevante para ser divulgado no evento estadual como roteiro turístico.

Ao saudar os visitantes, o Prefeito Municipal de Tijucas Elmis Mannrich agradeceu a presença de todos em nosso município, e em especial, no Casarão Gallotti - escolhido para sediar o evento - e que representa uma das mais recentes e importantes conquistas de Tijucas em termos de Cultura e Turismo.

O Prefeito Elmis também ressaltou a importância de trabalhar o turismo de maneira integrada. "Não podemos mais tratar o turismo de forma amadora, precisamos trabalhar o setor de maneira profissional e principalmente, integrada, reunindo valores e interesses comuns de toda uma região" - disse Elmis.

Durante o evento os participantes receberam um material da Prefeitura Municipal de Tijucas incluindo calendário e livro alusivos ao Casarão Gallotti, selo comemorativo aos 150 anos de emancipação do Município e material de divulgação da Rota Vale Mais.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)