Tijucas será sede de Programa de Capacitação Museológica

25/07/2013

Serárealizado nos dias 1º e 2 de agosto em Tijucas, o IV Módulo do Programa deCapacitação Museológica, que terá como tema "Conservação de acervo egestão de riscos".

O evento é realizado pela Fundação Catarinense de Cultura por meio do Sistema Estadualde Museus de Santa Catarina e é levado para as diversas regiões do estado, sendoque o município de Tijucas abrirá a programação do módulo IV, tendo como sede o Anfiteatro Leda Regina de Souza.

Neste módulo, os participantes terãoacesso a assuntos relacionados aos museus e suas funções, passando pelosconceitos de preservação, conservação e restauração, além de procedimentos técnicose rotinas de acondicionamento, manuseio, embalagem etransporte e política de conservação de acervos, entre outros.

Para abordagem do tema foi convidada comopalestrante a Museóloga Ângela Luciane Peyerl, que é graduadaem Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde; atua há seis anos naárea de Conservação de Bens Culturais Móveis e desenvolveu trabalhos comconservação preventiva e curativa no Museu Histórico de Itajaí e no laboratóriode arqueologia do Museu Etnoarqueológico de Itajaí. Ela também é membro daAssociação Catarinense de Conservadores Restauradores e Presidente do ConselhoMunicipal de Cultura de Navegantes.

Paraparticipar da oficina basta fazer inscrição no site do Sistema Estadual de Museus,no link a seguir: http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/?mod=pagina&id=15023

Maisinformações também no Museu Tijucas com o Museólogo Tiago Lessa pelo telefone(48) 3263-5665.

Acesse também a programação do Módulo IV aqui: Módulo IV Oficina Museus

(Texto: Karina Peixoto | Imagem: Divulgação do evento)