Tijucas tem o menor déficit habitacional da microrregião

20/07/2011

A Administração Municipal de Tijucas promoveu nesta terça-feira (19) através da Secretaria Municipal de Ação Social a Audiência Pública de apresentação do Diagnóstico do PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social).

O plano está sendo desenvolvido em municípios de todo o país e tem por objetivo prever melhorias para a habitação, em especial para pessoas carentes que vivem em condições precárias ou até mesmo em áreas de risco.

Para isso o plano é feito em três etapas, sendo que Tijucas chega neste momento à fase de diagnóstico. A partir de estudos e levantamentos realizados pela equipe da Latus Consultoria Pesquisa e Assessoria de Projetos Ltda. - empresa vencedora do processo licitatório para elaboração do plano -, está sendo possível avaliar o município de forma detalhada em termos de ocupação territorial tanto da área urbana como rural.

Os estudos contaram com dados do CENSO do IBGE e também com a colaboração de agentes comunitários de saúde do município que durante sua atuação de rotina, puderam colher informações sobre a habitação em todos os bairros e localidades de Tijucas.

Durante a audiência pública a Secretária de Ação Social Sheila Dias falou sobre a responsabilidade de elaborar este plano que servirá de base para projetos e ações até o ano de 2023.

"Todos nós que hoje participamos deste plano temos como responsabilidade estudar e informar dados do nosso município com total fidelidade à realidade que temos, afinal, é com base nestas informações que futuramente serão feitos os projetos e a busca de recursos. Trata-se de uma importante missão que visa melhorar as condições de moradia e melhor organizar a questão habitacional de nossa cidade no futuro" - disse a Secretária.

Os dados apurados foram apresentados pelo Consultor da Latus, o economista Gustavo Costa. Segundo ele, e diante das informações levantadas durante a pesquisa, Tijucas tem o 1º maior PIB (Produto Interno Bruto) da microrregião, composta pelos municípios de Tijucas, Angelina, Canelinha, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento e São João Batista.

Também em comparação com os demais municípios da microrregião, Tijucas tem o menor défici habitacional, com o índice de 4,61%, enquanto que a microrregião da Grande Florianópolis apresenta o índice de 6,27% e a de Xanxerê atinge 10,95% de déficit habitacional.

O estudo também aponta que Tijucas tem ocupação predominantemente urbana, totalizando 72,45% das moradias de todo o município. Em comparação com dados do CENSO, também foi possível avaliar o crescimento populacional que atingiu a marca de 31% nos últimos anos.

Durante sua explanação o consultor também reforçou a importância do envolvimento da comunidade e convidou a todos os presentes para que continuem acompanhando as demais etapas do plano.

"Este plano precisa e deve ser feito com a participação efetiva da comunidade, pois é ela quem ratifica ou retifica os dados que estamos reunindo neste material" - diz o consultor.

Participaram da audiência vereadores, secretários municipais, presidentes de entidades e representantes da comunidade em geral.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)