Tijucas terá Show Aéreo com réplica do Avião de Locatelli

21/05/2010

Um dos acontecimentos que fazem parte da história de Tijucas nestes 150 anos é a queda do avião de Locatelli - um aeroplano que sobrevoou Santa Catarina em 1919.

Conta a história que o experiente piloto, que vinha de Porto Alegre para Santos, teve que fazer um pouso forçado em nossa região e ao aterrissar em Tijucas, acabou tendo o avião preso na lama de nossa praia, causando avarias no aeromotor. O fato causou grande repercussão na época e até hoje é lembrado como algo curioso que aconteceu em nosso município.

Anos mais tarde, graças ao interesse do Engenheiro de Florianópolis, Carlos Porto, foi feita uma réplica deste avião, modelo ANSALDO SVA-5, que é utilizada como aeromodelo (avião de pequeno porte que voa sob ação de controle remoto). O aeromodelo, assim como outros que fazem parte de sua coleção, são fabricados pelo próprio engenheiro, que tem atuado no aeromodelismo desde os oito anos de idade.

O engenheiro já esteve em Tijucas em outra ocasião para expor a réplica e neste ano, quando comemoramos 150 anos de emancipação político-administrativa, o aeromodelo voltará a Tijucas em um Show aéreo previsto para o dia 30 de maio, um domingo, a partir das 9h.

O local escolhido foi uma área no Bairro XV de Novembro, mais especificamente na Rua Espírito Santo Leal (próximo ao Estádio XV de Novembro), onde as pessoas poderão assistir às manobras de Carlos Porto e de outros adeptos do aeromodelismo que virão a Tijucas especialmente para o evento.

Além deles, todos os que praticam aeromodelismo em Tijucas e região também poderão pilotar suas aeronaves durante o espetáculo.

Mais informações sobre o evento com Sebastião Silva, pelo telefone (48) 3263-8151.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)