Tijucas terá Unidade de Pronto Atendimento

16/07/2012

A cidade de Tijucas foi uma das 8cidades de Santa Catarina contempladas pelo Ministério da Saúde para aconstrução de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) em 2012.

Com investimento inicial de R$ 1,4mi, a obra pode chegar a mais de R$ 2 mi entre construção da estrutura físicacom 700m² e aquisição de móveis, equipamentos e aparelhos para atendimento de urgênciae emergência.

A Unidade de Pronto Atendimento(UPA 24 Horas) de Tijucas foi aprovada pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite)de Santa Catarina em maio de 2010, tendo sido habilitada pelo Ministério daSaúde em junho de 2012.

A primeira parcela doinvestimento no valor de R$ 140 mil -

correspondente a 10% do valor doinvestimento - já foi depositada pelo Ministério da Saúde na conta do FundoMunicipal de Saúde de Tijucas. Já a próxima parcela, correspondente a 80% dototal, será depositada tão logo o município licite a obra e assine a ordem deserviço e, com a finalização da mesma, serão depositados os 10% restantes dorecurso total.

Para o Prefeito Elmis Mannrich aconstrução da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) será um marco noserviço de Urgência e Emergência de toda a região, desafogando a emergência doHospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti.

"Vamos agilizar todos osprocedimentos para colocarmos em funcionamento a UPA de Tijucas. Estamos diantede uma obra importantíssima, de elevado impacto social para toda a região",destacou o Prefeito.

Segundo a Secretária de Saúde,Rosicler Furtado, a função da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) édiminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos quepossam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades Básicas de Saúde, sejamencaminhados para as unidades hospitalares.

Segundo a Secretária, as
UPAs funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem resolver grandeparte das urgências e emergências, entre elas, pressão e febre alta, fraturas,cortes, infarto e derrame. "As UPA"s inovam ao oferecer estrutura com Raio-X,eletrocardiografia, ultrassonografia, sala de gesso, pediatria, laboratório de exames e leitos deobservação", frisou a Secretária Rosicler.

Segundo ela, "nas cidades quecontam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando opaciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema edetalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente aum hospital ou mantê-lo em observação por 24h" - afirma.

A Unidade de Pronto Atendimento(UPA 24 Horas) de Tijucas contará com 2 médicos 24 horas por dia, sendo umclínico geral e um pediatra, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem,radiologistas, entre outros profissionais.

O projeto arquitetônicoencontra-se em fase de conclusão e a obra, após devidamente licitada, seráconstruída em local a ser definido pela Administração Municipal.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Imagem Ilustrativa divulgada pelo Ministério da Saúde)