Toma posse em Tijucas a Prefeita por um Dia

27/05/2010

Hoje, 27 de maio, está sendo um dia marcante para estudantes da escola Walter Vicente Gomes. É nesta data que acontece mais uma edição do projeto "Prefeito por um dia" no Município de Tijucas. A iniciativa é da Administração Municipal, através da Diretoria para Assuntos da Juventude e Direitos Humanos em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

Em sua sétima edição, o projeto teve como eleita a estudante Caroline Sabino, da Escola Walter Vicente Gomes, no bairro Praça e como Vice-prefeita, a jovem Jéssica Régis Freire.

A cerimônia de posse do cargo de Prefeita por um Dia foi realizada na manhã desta quinta-feira (27) na própria escola, e contou com a presença do Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich, do Vice-prefeito Luiz Rogério da Silva, do Diretor para Assuntos da Juventude Gerson Henrique Marcelino e da Secretaria de Educação Márcia Machado Maurício, além de demais Secretários, autoridades e alunos da escola.

Para o Prefeito Elmis, o projeto é extremamente importante para que os jovens tenham contato com o processo eleitoral e entendam desde cedo como funciona a administração pública. Ele também destacou o papel do cidadão na sociedade. "A cidadania deve ser exercida por cada um de nós todos os dias. E isso é possível quando cuidamos dos bens públicos, contribuímos com o poder público para que a cidade cresça, quando participamos das atividades na comunidade enfim, o desenvolvimento de nosso município depende deste conjunto e vocês precisam ter essa noção desde já" - afirmou o Prefeito.

Depois de tomar posse e discursar, a estudante proferiu o juramento de Prefeita por um dia e receber seu Certificado. Logo em seguida, Caroline Sabino passou a acompanhar a rotina do Prefeito Elmis no Executivo Municipal, que inclui almoço na escola com a presença dos pais e autoridades.

Já a vice-prefeita Jéssica Régis Freire passou o dia ao lado do Vice-prefeito Rogerinho, e também participou do almoço na escola.

SOBRE O PROJETO

O projeto Prefeito por um dia contempla alunos do nono ano das Escolas públicas e particulares do Município e tem por objetivo explicar de forma lúdica como funciona o processo democrático envolvido em uma eleição e assim permitir que o jovem conheça um pouco mais dos direitos e deveres de cada cidadão.

Para participar do projeto, os candidatos a Prefeito por um Dia precisam apresentar um plano de ação que vise melhorias na sua escola e no seu bairro. As eleições acontecem na própria escola, onde todos os alunos têm o direito de votar.

Depois de eleito, o Prefeito por um Dia acompanha o Prefeito Municipal de Tijucas nas atividades do executivo durante o dia e ainda recebe uma bolsa de informática e alguns prêmios oferecidos pelo comércio da cidade.

(Texto: Karina Peixoto - Fotos: Fabiana da Silva)