Trabalho da Saúde no Presídio de Tijucas ganha destaque

04/05/2010

A Coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Daniela Corrêa e a Agente do Programa DST/Aids Denise Wisentainer, estiveram em Florianópolis na última quarta-feira (28) para participar de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde.

Convidadas por uma das conselheiras e também Coordenadora do Projeto Arco-íris, Irmã Paso, as profissionais de Tijucas participaram do encontro para apresentar ao grupo o projeto de prevenção e vigilância implantado no Presídio Regional de Tijucas.

O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas em parceria com a unidade prisional, chamou a atenção do Conselho Estadual e abriu espaço para a discussão e um grave problema no setor: a falta de apoio das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e da Saúde aos presídios.

Diante do que foi apresentado e da importância do trabalho realizado em Tijucas no que se refere à prevenção de doenças, ficou definido que uma nova reunião será marcada para tratar especificamente do papel destas Secretarias no apoio a projetos deste porte.

De acordo com Daniela Corrêa, Coordenadora de Tijucas, diversos projetos foram feitos neste sentido porém, estão parados no Estado há mais de dois anos. "Sabemos que estes encaminhamentos são de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública, porém, enquanto profissionais da saúde não podemos fechar os olhos e ficar aguardando outras providências diante do índice crescente dos casos de doenças infecto-contagiosas dentro do presídio" - diz a Coordenadora.

Ainda segundo Daniela, o trabalho realizado em Tijucas é bastante amplo e conta com a importante participação de um médico Infectologista do município, que regularmente presta atendimento aos detentos diretamente no Presídio. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também cedeu um médico generalista e montou um consultório odontológico que dispõe de profissionais especializados para o atendimento e também para orientações de higiene bucal, repassadas em palestras e reuniões.

"É importante ressaltar que nada disso seria possível sem o comprometimento e a preocupação do Secretário Municipal de Saúde de Tijucas, Sérgio Murilo Cordeiro e do Diretor do Presídio Regional de Tijucas, Edemir Alexandre Camargo Neto que sempre nos atende muito bem e coopera com nosso trabalho" - complementa a Coordenadora.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria da Saúde de Tijucas)