Temporariamente indisponível
16/06/2010
Assim como as edições anteriores do Entardecer Cultural no Casarão Gallotti, a deste mês de junho foi mais uma vez sucesso de público e atrações. Em homenagem aos 150 anos de emancipação político-administrativa de Tijucas, o evento reuniu inúmeras atrações envolvendo música, dança, poesia e cuidados com o Meio Ambiente.
Na abertura, a Presidente da FUNCULTRATI, Adriana Porto Faria, falou sobre a importância de promover e valorizar a cultura no Casarão Gallotti e relembrou a importância desta edição do evento acontecer em junho, mês de aniversário do Município.
"Ficamos sempre muito felizes com a participação do público a cada edição do Entardecer Cultural e por isso sempre o preparamos com muito capricho e carinho" - afirmou a Presidente.
Durante o evento também foi feito o lançamento das placas de identificação das árvores do Casarão Gallotti. A ação fez parte do evento e tem por objetivo identificar e catalogar as espécies de árvores presentes no imóvel.
De acordo com Andrey Martinez Rebelo, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, representando José Angelo Rebelo, responsável pela identificação das plantas, somente no Casarão Gallotti foram identificadas 98 árvores, de 26 espécies diferentes. Elas agora contam com placas informativas, onde estão presentes dados como: nome, espécie, idade e outras informações. Na ocasião o Prefeito Elmis Mannrich foi convidado a descerrar a placa de uma das árvores, a que segundo os especialistas, tem tudo para ser uma das 6 mais antigas do imóvel.
Também durante este Entardecer foi feita alusão ao Mês do Meio Ambiente, que está acontecendo em junho deste ano. Para marcar a data, foi feito o plantio de uma muda de Ipê Amarelo - árvore símbolo do Município. A muda foi doada pelo Dubar Lounge e plantada no local por membros do Instituto Planeta Verde Tijucas.
Ainda nesta edição o público contou com apresentação da Sociedade Musical União Tijuquense e pôde presenciar três exposições que estão abertas a visitação no porão da Casa. Uma delas é "Arquitetura e Patrimônio: Tijucas 150 anos", de Ademar Campos, a outra "Presença Açoriana em Santa Catarina, por Joi Cletison" e uma exposição organizada pela Funcultrati, intitulada "Tijucas 150 anos" , que traz elementos marcantes da história de nosso Município neste Sesquicentenário.
Outro momento importante do evento foi o lançamento do livro Sinfonias de Amor, de Iracema dos Santos Silva. Poetisa, Iracema tem estreitas ligações com Tijucas e por conta do aniversário do Município, fez questão de prestigiar a nossa terra com o lançamento de mais uma obra.
Encerrando o Entardecer, o público presente foi presenteado com as apresentações do Grupo de Dança Tropeiros do Litoral e do Coral Vivaz, ambos de Itapema.
O evento foi elogiado por todos, inclusive pelo Prefeito Elmis. "Cada vez que venho ao Casarão Gallotti fico ainda mais encantado com este lugar e feliz por vê-lo vivo, sempre sediando eventos e promovendo a cultura em nosso município" - afirma orgulhoso o Prefeito Elmis Mannrich.
.
.
Veja mais fotos aqui!
.
(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil