Um dia inteiro de comemorações

13/06/2013

Esta quinta-feira, 13 de junho, foi um dia repleto deatividades em homenagem a Tijucas, que nesta data comemora 153 anos deemancipação político-administrativa.

A programação teve início ainda pela manhã com a inauguraçãodo restauro do Casarão Bayer, antiga residência da Família de mesmo nome e queabriga o Instituto Mathilde Bayer.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades deTijucas e também de outras várias cidades do estado, tendo como destaques oPrefeito Valério Tomazi, o Presidente do Instituto Mathilde Bayer, RicardoBayer Battistotti e o Presidente de Honra do Instituto, Ernani Bayer.

Após os pronunciamentos e homenagens, foi feito odescerramento da placa e o corte da fita inaugural, e em seguida todos foramconvidados a conhecer a estrutura interna do Casarão.

Em frente ao imóvel, abrilhantando o evento, estavam váriosveículos de época, cedidos pelo Celeiro do Carro Antigo, de Tijucas.

As comemorações ao aniversário continuaram à tarde na ConchaAcústica de Tijucas onde se fez presente um grande público.

Na oportunidade, o Prefeito Valério Tomazi agradeceu a todospela presença e em seguida, todos oraram por Tijucas pedindo paz, proteção e bênçãos.Logo depois o Espaço de Dança Casarão Gallotti apresentou duas belas coreografias,sendo uma da turma de Balé Baby Class e a outra do grupo de Jazz.

Na sequência os estudantes Thiago Reinert e Caio de OliveiraDuarte fizeram uma reapresentação do número musical que foi um dos destaques doFestival de Novos Talentos deste ano.

Ao final, os integrantes do Projeto Aquarela Musicaltrouxeram para a Concha Acústica a divertida brincadeira do Boi-de-mamão. Oprojeto é resultado de uma parceria entre a Univali, o PETI e a SecretariaMunicipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas e acontece todasas terças-feiras no Casarão Gallotti, em apresentações abertas ao público.

Terminada a apresentação, o público cantou Parabéns aTijucas e em seguida foi feito o corte do bolo de aniversário, o qual foidistribuído a todos os presentes. Neste momento também se apresentou o músico Popô interpretando sucessos da MPB.

Para encerrar a programação, um grandioso e emocionante showcom o Grupo Expresso Rural embalou o público, também na Concha Acústica NagipElias Abdala. Relembrando sucessos como "Certos Amigos" e "Nas manhãs do Sul doMundo", o grupo encantou a plateia e já garantiu breve retorno a Tijucas.

"Estamos felizes porque tivemos um dia especial, pelo qualfoi possível reunir a comunidade de Tijucas em diferentes momentos e comatrações de todo tipo. Mas nós ainda não encerramos a nossa programação eesperamos contar com a presença de um grande público nos eventos que ainda serãorealizados até o final desta semana" - disse o Prefeito Valério Tomazi.

A programação de aniversário dos 153 anos de Tijucas segueaté sábado, dia 15. Nesta sexta-feira, 14, haverá inauguração da Praça doSesquicentenário às 19h e logo em seguida, a entrega do CEO (Centro deEspecialidades Odontológicas) que fica em frente à Praça do Sesquicentenário,na Rua 13 de Novembro.

Já no sábado, 15, será disputada a final do CampeonatoMunicipal de Futebol Amador de Tijucas pela Série B. O jogo acontece às 15h no EstádioAlexandre Ternes Neto, no bairro Joáia, entre as equipes Amigos e Beira Rio.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro e Karina Peixoto)