Uma tarde diferente em homenagem ao Dia da água

23/03/2009

Um divertido passeio de grupos da 3.ª idade marcou o Dia Mundial da água em Tijucas. A data, celebrada no último domingo (22), foi lembrada já na sexta-feira (20) na localidade de Itinga, para onde se deslocaram dois grupos da 3.ª idade de nosso município, previamente sorteados para o evento. O objetivo foi conhecer o Sistema de Captação e a Estação de Tratamento de Água do Samae de Tijucas.

No sistema de captação os visitantes ficaram impressionados com a beleza e organização do local. Acompanhados pelo Prefeito Elmis Mannrich, pelo Diretor do Samae Márcio Rosa e pela Secretária de Ação Social Sheila Dias Machado, os integrantes dos grupos Nossa Senhora da Paz e Amizade percorreram toda a passarela que dá acesso ao mirante da captação e receberam informações sobre o processo de tratamento da água.

Feliz por poder proporcionar a visita aos idosos, o Prefeito Elmis saudou a todos e destacou que Tijucas tem uma das melhores águas de Santa Catarina. "Por isso é importante que vocês saibam exatamente como funciona nosso trabalho na busca por essa qualidade" - disse o Prefeito.

Ainda durante a visita, o Técnico em Engenharia Ambiental Thiago Peixoto dos Anjos, do Samae, explicou cada etapa do sistema e ressaltou a importância da natureza no processo de purificação da água.

O Diretor do Samae Márcio Rosa, que teve a iniciativa de convidar a terceira idade para o evento, garantiu que outras visitas semelhantes serão oferecidas aos demais grupos da melhor idade de Tijucas. "Ficamos muito satisfeitos por receber cada um de vocês aqui e temos a certeza que tudo que foi visto hoje será compartilhado com seus familiares e amigos... com isso mais pessoas saberão da importância que a água tem em nossas vidas e do quanto precisamos preservar esta riqueza natural" - afirmou o Diretor.

A Secretária de Ação Social Sheila Dias Machado considerou o passeio uma das iniciativas mais interessantes que a 3. ª idade já pôde participar. "Tivemos o lazer associado à informação, à conscientização e com certeza isso ficará marcado em todos que passaram por aqui". - disse a Secretária.

Logo depois da visita à captação, os visitantes foram conduzidos à Estação de Tratamento de Água do Samae, que também fica na localidade de Itinga. Lá eles foram recepcionados com um grandioso café colonial e foram brindados com as palavras de Djalma Silva Bittencourt - Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas - e Leopoldo Barentin - Presidente do Conselho do Meio Ambiente de Tijucas.

Djalma apresentou as atividades que vêm sendo desempenhadas pelo Comitê e deixou clara sua preocupação com a preservação da água. "Temos trabalhado constantemente para levar essa mensagem às pessoas e hoje temos mais uma importante oportunidade de conscientizar a comunidade sobre o valor de nossa natureza e do quanto ela deve ser preservada" - disse Djalma.

Já Leopoldo Barentin destacou a carência da água em vários pontos do planeta e alertou os visitantes para o perigo da falta dela no futuro. Ele também ressaltou a importância de preservar as matas e disse que o papel da Administração Municipal está sendo feito, mas precisa de uma contrapartida da sociedade para que todo esse esforço não se perca. "A Prefeitura, o Samae, têm feito o que precisa ser feito... agora cabe a cada um de nós também fazermos a nossa parte" - ressaltou Leopoldo.

Thiago Peixoto dos Anjos falou mais uma vez ao grupo e lembrou que além do tratamento feito pelo Samae, os cidadãos precisam fazer a limpeza periódica das caixas d"água. "Se as caixas estiverem sujas, contaminadas, não temos como garantir que a água que vocês recebem nas torneiras esteja com a mesma qualidade que ela chega à nossa rede". - alertou o técnico.

Encerrando o evento o Prefeito Elmis agradeceu a presença dos visitantes e relembrou as ações de sua administração para garantir o acesso de toda a comunidade à água tratada. Depois de participar de um sorteio de brindes doados pelo Samae e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, os visitantes voltaram para casa felizes com o passeio e dispostos a refletir sobre tudo que ouviram no evento de homenagem ao Dia Mundial da Água.