Unidade de Saúde de Santa Luzia é ampliada

10/06/2010

Construída no início dos anos 90, o prédio foi da Unidade Básica de Saúde de Santa Luzia foi totalmente revitalizado, sendo entregue à comunidade na noite desta quarta-feira (09) com presença de autoridades e comunidade local.

Com as obras realizadas, a unidade passa a contar com Consultório Médico, Sala de Espera, Copa, Sala de Curativos, ampla área de Circulação e Consultório Odontológico. A reforma também incluiu pintura, troca de pisos, portas, janelas e readequação elétrica e hidráulica.

O padrão é o mesmo que está sendo adotado em outras obras de readequação física de diferentes unidades de saúde de nosso município. Assim, o posto de saúde de Santa Luzia, assim como os demais, também conta com moderno sistema de climatização, além de móveis novos e ainda, espaço humanizado para acolhimento dos pacientes e ajardinamento da unidade.

A partir da instalação do consultório odontológico, também será possível prestar atendimento especializado aos pacientes, fazendo procedimentos como extração, obturação e inclusive a profilaxia, a conhecida limpeza de impurezas e tártaro nos dentes. "Este é um passo importante que está sendo dado em todas as localidades de Tijucas" - afirmou o Secretário Sérgio Murilo Cordeiro.

Durante a solenidade de inauguração, o Secretário também aproveitou para agradecer ao Prefeito Elmis Mannrich pelo apoio dado à saúde. "Estamos com inúmeras obras de reforma e também de construção na área da saúde de Município e isso, graças ao apoio e à sensibilidade do Prefeito Elmis em colocar a saúde como prioridade em Tijucas" - disse o Secretário.

Também participaram da solenidade a viúva de Abílio Pereira, Albertina Furtado Pereira e o filho João Carlos Pereira, que se pronunciou em nome da família do homenageado. "Para nós é uma alegria ver este espaço revitalizado e com melhores condições de atender nossa comunidade" - afirmou João Carlos.

Já em nome da comunidade quem se manifestou foi Ione Régis, moradora do bairro Santa Luzia e que na ocasião fez questão de agradecer à Administração Municipal pelas obras recebidas naquele dia.

"Hoje Santa Luzia recebe duas importantes obras: a reforma da escola e do posto de saúde. São dois serviços de extrema relevância para nossa comunidade e que estavam necessitando de melhorias. Com isso, e com todas as outras obras que recebemos nos últimos anos, é possível notar um enorme crescimento de nosso bairro" - afirmou Ione ao associar o evento às comemorações dos 150 anos de Tijucas.

O evento também foi prestigiado pela Secretária de Desenvolvimento Regional de Brusque, Sandra Regina Eccel e pelo Deputado Estadual em Santa Catarina, Luiz Eduardo Cherem. Além deles, o Vice-prefeito Luiz Rogério da Silva, Vereadores, Secretários Municipais e membros da comunidade também acompanharam a cerimônia.

"Como é bom ver o dinheiro da saúde bem aplicado" - afirmou o Deputado Dado Cherem ao se pronunciar, logo em seguida à Secretária Sandra Regina Eccel, que fez questão de mencionar sua impressão sobre Tijucas. "Neste tempo em que estou à frente da SDR tenho acompanhado inúmeras ações em Tijucas e vejo o quanto esta cidade está crescendo, tornando-se, inclusive, referência de administração pública na nossa regional" - afirmou.

Logo em seguida o Prefeito Elmis Mannrich se pronunciou e aproveitou para reforçar a importância de contar com as parcerias que Tijucas tem tido na realização de obras e projetos como este. "Só temos a agradecer à SDR, ao Deputado Dado Cherem que na época em que fizemos o pedido de recursos era Secretário de Estado da Saúde e também a todos da comunidade que sempre colaboram com nossa administração para tornar esta cidade cada vez melhor" - disse.

Após o descerramento da placa inaugural o público pôde conferir de perto as modernas instalações da unidade, que oferece a partir de hoje novos e melhores serviços aos moradores de Santa Luzia.

Confira mais fotos do evento em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)